Navegação Teses e Dissertações por Assunto "Jogo"
Resultados 1-20 de 21
-
Ambiente gamificado de aprendizagem baseada em projetos
(2016) [Tese]A utilização de métodos ativos na educação é um dos grandes desafios atuais. A Aprendizagem baseada em Projetos - ABPr é uma das abordagens que guiam os alunos em uma investigação ativa através de uma questão central, ... -
Cora decide coreografar : arteirices e literatura em jogo de composição coreográfica
(2022) [Dissertação]Este trabalho disserta sobre processos de criação, nos quais um texto narrativo de caráter ficcional, intitulado Cora decide dançar…, que apresenta algumas personagens inspiradas em artistas com diferentes métodos de ... -
Desenvolvimento e aplicação de um método de avaliação do comportamento de risco em condutores
(2011) [Tese]O interesse principal desta pesquisa é a investigação, o desenvolvimento e a aplicação de um método que permita identificar e avaliar a ocorrência de comportamentos de risco em condutores com habilitação categoria B, na ... -
Enredadas na rede : jogos para crianças (re) produzindo relações desiguais de gênero
(2014) [Tese]A presente tese intitulada “Enredadas na rede: jogos para crianças (re) produzindo relações desiguais de gênero” tem por objetivo investigar os conteúdos veiculados em sites de jogos que se autodeclaram como voltados ao ... -
Exergames como mediadores da estimulação de componentes das funções executivas em crianças do ensino fundamental I
(2018) [Tese]A tese de doutorado intitulada “Exergames Como Mediadores Da Estimulação De Componentes Das Funções Executivas Em Crianças Do Ensino Fundamental I” possui como objetivo compreender de que maneira uma intervenção no ambiente ... -
Extenderes : video-ações : experimentações do movimento do corpo na relação com vestíveis e balões
(2014) [Dissertação]Extenderes: vídeo-ações são ações registradas e apresentadas em vídeo, nas quais meu corpo estabelece relações com vestíveis e com balões no espaço de um quarto. Essas vídeo-ações foram desenvolvidas entre os anos de 2011 ... -
Imagens em jogo : montagem e disrupção a partir do quebra-cabeça
(2021) [Tese]A presente pesquisa se estabelece como um campo de problemáticas elaborado junto a um processo investigativo em arte que toma as noções de jogo e quebra-cabeça como elementos centrais de uma poética artística. Articulando ... -
Improvisação teatral e descentração
(2005) [Dissertação]Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre os processos cognitivos que envolvem a construção da improvisação teatral a partir do trabalho do ator, com base na teoria de Piaget e nos trabalhos de Viola Spolin. Como forma ... -
Jogo com arquivos : procedimentos didáticos tradutórios
(2018) [Tese]Este texto toma a materialidade de dois arquivos existentes, quais sejam: o arquivo do Escrileituras (AE), gerado durante a vigência do Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio ... -
O jogo digital como incentivor da leitura em alunos do ensino médio
(2015) [Tese]A partir de resultados fornecidos pelo MEC em 2012, constatamos que 51,4% dos alunos que concluíram a 2ª série do Ensino Fundamental não obtiveram os conhecimentos esperados para essa etapa na avaliação de leitura na Prova ... -
O jogo do conhecimento no dia-a-dia da educação infantil
(2012) [Dissertação]Esta dissertação tem como foco o estudo do jogo no contexto da sala de aula da Educação Infantil. A base teórica da presente pesquisa é a Epistemologia Genética, com a qual se aborda a importância de se pensar a ação da ... -
Um jogo educativo para a formação do psicólogo escolar
(2015) [Tese]Nesta pesquisa, desenvolvemos e experimentamos um jogo educativo para a formação do psicólogo escolar no âmbito dos estudos da Informática na Educação. Seguindo as orientações teórico-metodológicas da Teoria Ator-Rede, ... -
O jogo estésico : uma possibilidade de educação integral
(2007) [Tese]Esta pesquisa trata das percepções corporais e da necessidade de se trabalhar com o sentir na formação de professores, partindo do Jogo Teatral e ampliando para o Jogo Estésico. A pesquisa propõe formas de percepção, que ... -
Metamedidas
(2016) [Tese]A presente pesquisa é centrada na ideia de metamedidas enquanto conceito operatório para a criação artística. Partindo da reflexão acerca das estruturas que constituem a linguagem poética do duo artístico Ío, permeada por ... -
Modelagem probabilística de aspectos afetivos do aluno em um jogo educacional colaborativo
(2008) [Tese]Este trabalho apresenta o processo de construção de um modelo de inferência de emoções que um aluno sente em relação a outros alunos durante interação síncrona em um contexto de jogo colaborativo de aprendizagem. A inferência ... -
Numeramentalização : olhares sobre os usos dos números e dos seus registros em jogos de práticas escolares na contemporaneidade
(2013) [Tese]Esta tese tem como problema de pesquisa investigar de que maneira os usos dos números e de seus registros nas práticas escolares operam estrategicamente nas formas de governo do indíviduo na contemporaneidade. Aproximo as ... -
Performance como tática embriagante
(2021) [Tese]A pesquisa Performance como tática embriagante apresenta-se como um espaço de discussão e debate sobre o processo de criação dos trabalhos 7 Cabeças (2003-2018), Espaço de Conflito (2016-2018) e Partituras de um Duelo ... -
A produção do sujeito de altas habilidades : os jogos de poder-linguagem nas práticas de seleção e enriquecimento educativo
(2013) [Tese]Esta pesquisa tem por objetivo analisar os jogos de linguagem em formas de vida de crianças ditas portadoras de altas habilidades, evidenciando aqueles valorizados pelos processos escolares de seleção e enriquecimento ... -
Que jogo é esse? de uma caixa de brinquedos à espacialidade do desenho
(2018) [Dissertação]Esta pesquisa parte de um questionamento acerca do meu processo em desenho, no qual me pergunto como posso encarar o meu próprio trabalho como um jogo construtivo de espacialidades a partir de brinquedos, pequenos objetos, ... -
Tempos de diferença: ludicidade e tolerância no ensino de história através de jogos sobre mitos de origem
(2022) [Dissertação]Trata-se de uma pesquisa sobre as qualidades da ludicidade no ensino de história, detendo-se especialmente nas contribuições que a metodologia da gamificação pode acrescentar aos processos de aprendizagem em história, bem ...