Navegação Teses e Dissertações por Autor "Trindade, Iole Maria Faviero"
Resultados 1-17 de 17
-
+ 1 ano é fundamental : práticas de governamento dos sujeitos infantis nos discursos do ensino fundamental de nove anos
Santaiana, Rochele da Silva (2008) [Dissertação]Esta dissertação analisa o Ensino Fundamental de Nove Anos, como uma política pública para a educação, reconhecendo a escolarização obrigatória da criança de seis anos no Ensino Fundamental como uma forma de governamento. ... -
A aquisição da leitura e da escrita e a recepção de textos televisivos: um diálogo entre práticas culturais
Bittencourt, Zoraia Aguiar (2007) [Dissertação]São muitos os discursos circulantes na escola e fora dela sobre a relação entre as imagens veiculadas pela televisão e o processo de alfabetização. Um dos discursos predominantes sobre o tema, sendo este o escolhido para ... -
Currículo e alfabetização nos planos de estudos : construções interdiscursivas
Pinho, Patricia Moura (2006) [Dissertação]Esta dissertação de mestrado tem como problema de pesquisa analisar os discursos sobre currículo e alfabetização que se mostram presentes nos planos de estudos das escolas da rede municipal de ensino de Canoas, delineando ... -
Das ortopedias (cali)gráficas : um estudo sobre modos de disiciplinamento e normalização da escrita
Camini, Patrícia (2010) [Dissertação]Esta pesquisa procura investigar as regras que dão contornos à caligrafia que chega às escolas brasileiras hoje por meio de livros didáticos. Para analisar essas regras, foi necessário um olhar genealógico, buscando conexões ... -
O "discurso renovador da leitura" e a produção de práticas domésticas de leitura na interação com práticas escolares
Silva, Thaise da (2007) [Dissertação]Esta pesquisa tem por objetivo discutir as práticas sociais de leitura utilizadas por alunos do Ensino Fundamental no ambiente doméstico e sua interação com o espaço escolar. Busca compreender como se realiza a produção ... -
Educação infantil : práticas escolares e o disciplinamento dos corpos
Carvalho, Rodrigo Saballa de (2005) [Dissertação]Esta Dissertação, a partir da linha de pesquisa dos Estudos Culturais em Educação e das contribuições dos Estudos desenvolvidos por Michel Foucault, procura discutir e problematizar as práticas escolares e o disciplinamento ... -
A invenção da infância generificada : a pedagogia da mídia impressa constituindo as identidades de gênero
Santos, Cláudia Amaral dos (2004) [Dissertação]O objetivo da Dissertação é analisar as diferentes formas como revistas brasileiras sobre a temática infância (Crescer em Família, Pais & Filhos e Meu Nenê e Família) operam discursivamente na constituição das identidades ... -
A invenção de uma nova ordem para as cartilhas : Ser Maternal, Nacional e Mestra : Queres Ler?
Trindade, Iole Maria Faviero (2001) [Tese]Esta Tese trata de discursos e representações presentes nas cartilhas ou primeiros livros usados na alfabetização no Estado do Rio Grande do Sul, entre 1890 e 1930. A partir do campo dos Estudos Culturais e das contribuições ... -
A investigação-ação na formação do professor alfabetizador
Trindade, Iole Maria Faviero (1993) [Dissertação]O propósito desta pesquisa está em agir comprometidamente para a construção de uma sociedade igualitária, pela transformação da ação da escola, no que esta tem de intervenção histórica possível para a qualificação da ... -
Os “novos” discursos sobre alfabetização em análise : os livros de 1º ano do ensino fundamental de nove anos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010)
Silva, Thaise da (2012) [Tese]Esta pesquisa tem por objetivo analisar como os discursos na área da alfabetização são representados nos “novos” livros de alfabetização por autores didáticos e editoras, a partir dos princípios e critérios do Programa ... -
Pareceres descritivos : narrativas que a escola nos conta
Pinheiro, Claudia Gewehr (2006) [Dissertação]A pesquisa intitulada Pareceres Descritivos: narrativas que a escola nos conta tem como foco os Pareceres Descritivos de classes de alfabetização, problematizando como estes Pareceres se constituem em textos onde alunos/as ... -
Práticas de leitura em religião : a articulação entre o consumo da palavra e a produção de sujeitos leitores assembleianos
Azevedo, Daniela Medeiros de (2008) [Dissertação]Esta dissertação de Mestrado analisa as práticas de leitura em religião nos grupos de estudos bíblicos da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, na Vila Iguaçu, no município de Novo Hamburgo, entre os anos de 2005 e 2007, ... -
Práticas escolares : aprendizagem e normalização dos corpos
Barbosa, Mirtes Lia Pereira (2006) [Dissertação]Esta Dissertação, situada no campo dos Estudos Culturais em Educação e utilizando-se do referencial teórico foucaultiano, tem como foco de análise as práticas escolares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o objetivo ... -
Príncipes, princesas, sapos, bruxas e fadas : os "novos contos de fada" ensinando sobre relações de gênero e sexualidade na contemporaneidade
Vidal, Fernanda Fornari (2008) [Dissertação]Esta Dissertação de Mestrado propõese a analisar os “novos contos de fadas” com vistas a examinar as representações de infâncias e de relações de gênero e sexualidade, presentes nestes artefatos da nossa cultura. Neste ... -
Programa Alfabetiza Rio Grande : a "importância de voltar a estudar" na produção textual de alfabetizandos adultos
Lemos, Sandra Monteiro (2008) [Dissertação]Esta dissertação de Mestrado apresenta como foco de investigação a produção textual de jovens e adultos que integraram turmas de alfabetização no programa governamental Alfabetiza Rio Grande, que se desenvolveu entre os ... -
O projeto-piloto de alfabetização do Rio Grande do Sul : um olhar de estranhamento sobre seus materiais didáticos
Schineider, Suzana (2009) [Dissertação]Esta dissertação de Mestrado examina três programas do Projeto-Piloto para Alfabetização de Crianças com Seis Anos do Estado do Rio Grande do Sul que foram implementados a partir do ano de 2007 em algumas escolas públicas, ... -
Provinha Brasil (ou “provinha de leitura”?) : mais “uma avaliação sob medida” do processo de alfabetização e “letramento inicial?”
Mello, Darlize Teixeira de (2012) [Tese]O presente estudo tem por objetivo examinar os discursos estatísticos e pedagógicos contemporâneos relativos à avaliação destinada às classes de alfabetização, marcados metodologicamente por orientações diversas e hegemônicas ...