Navegação Teses e Dissertações por Autor "Massoni, Neusa Teresinha"
Resultados 1-20 de 24
-
Uma abordagem do tema estruturante matéria e radiação no Curso Normal
Vargas, Ghisiane Spinelli (2018) [Dissertação]Este trabalho narra a aplicação de uma proposta que aborda um tema de Física Moderna e Contemporânea na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O tópico “matéria e radiação” foi escolhido para ser ... -
Apresentando conceitos do movimento de queda dos corpos no ensino fundamental através de um aporte histórico e epistemológico
Matos, Jênifer Andrade de (2016) [Dissertação]Este trabalho relata a aplicação de uma proposta didática para introduzir a Física no Ensino Fundamental através do estudo do movimento de queda dos corpos. Este fenômeno foi tratado através de três distintas teorias ... -
Aquecimento global : uma questão sociocientífica a ser discutida na formação de professores de física da educação básica
Junges, Alexandre Luis (2019) [Tese]Um dos desafios da educação ambiental para o século XXI é a inserção da temática do aquecimento global e mudanças climáticas no ambiente escolar. Na medida em que a comunidade científica vem apontando para a urgência e ... -
Avaliação no ensino de ciências no nível fundamental : investigando orientações oficiais e práticas docentes, fazendo “escuta” e intervenções em escolas
Dantas, Claudio Rejane da Silva (2017) [Tese]Resumo não disponível -
Um diagnóstico da pesquisa em ensino de Astronomia no Brasil : contribuições para a formação de professores da educação básica
Slovinscki, Luciano (2022) [Tese]Atualmente, a Astronomia é uma das mais importantes áreas de interesse da Ciência, recebendo maciços investimentos e atenção da vasta comunidade que a ela se dedica, e o justo reconhecimento da sociedade. No Brasil, as ... -
O emprego de um jogo de perguntas e respostas como uma forma de problematizar e motivar o ensino de física no ensino médio
Riatto, Fabrizio Belli (2017) [Dissertação]Este trabalho narra o desenvolvimento e aplicação de uma estratégia que envolve um “jogo de perguntas e respostas” para introduzir um tema da Física, o estudo da Mecânica, de forma diferenciada e mais atraente para os ... -
Ensino de um tópico de Física Moderna articulado à história e Filosofia da Ciência : escutas e construção de diálogo entre Universidade, Escola e alunos da Educação Básica
Januário, Maria Derlandia de Araújo (2024) [Tese]Esta investigação assume uma perspectiva de colocar a universidade como protagonista no diálogo com a Educação Básica e seu contexto, com vistas a uma educação científica significante e voltada para a formação transformadora. ... -
A epistemologia contemporânea e suas contribuições em diferentes níveis de ensino de física : a questão da mudança epistemológica
Massoni, Neusa Teresinha (2010) [Tese]O objetivo desta pesquisa foi investigar a influência de visões epistemológicas contemporâneas na transformação das concepções de professores e futuros professores de Física sobre a natureza da ciência e a relação entre ... -
Uma estrela eclipsada na Ciência : um resgate histórico de Cecilia Payne e seu papel na determinação da composição estelar
Vieira, Patrese Coelho (2021) [Tese]O presente trabalho apresenta um relato histórico sobre a vida e obra da astrofísica britânicoestadunidense Cecilia Helena Payne-Gaposchkin (1900 – 1979), cuja trajetória pessoal esteve envolta em dificuldades enfrentadas, ... -
Estudo de caso etnográfico sobre a contribuição de diferentes visões epistemológicas contemporâneas na formação de professores de física
Massoni, Neusa Teresinha (2005) [Dissertação]O objetivo desta pesquisa foi investigar as concepções dos futuros professores de Física sobre a natureza da ciência e sua evolução através de uma disciplina de História e Epistemologia da Física. A disciplina apresentou ... -
Feiras de Ciências como caminho para a formação de estudantes e professores : desafios, potencialidades e tendências nos documentos e na voz de professores orientadores
Silva, Camila Brito Collares da (2023) [Tese]No Brasil as Feiras de Ciências ocorrem há décadas, e são eventos criados para incentivar a educação e a produção científica nas escolas, e a divulgação da ciência para além dos muros das escolas. Feiras buscam engajar ... -
Física quântica e história e filosofia da ciência : conceitos, vida, crenças e religiosidade como motivadores na aprendizagem de física
Hoernig, André Felipe (2020) [Dissertação]A presente investigação versa sobre possibilidades, planejamento e teste de uma estratégia para introduzir o Ensino de Física Quântica no Ensino Médio. Dessa forma, o objetivo geral desta dissertação é promover um Ensino ... -
Formação continuada de professores dos anos iniciais : problematizando a BNCC, utilizando o ensino por investigação na abordagem da ciência e para o desenvolvimento de intelectuais reflexivos
Rodrigues, Marco Aurélio Torres (2022) [Tese]A presente pesquisa buscou identificar, aplicar e analisar que caminhos uma formação continuada, voltada a professores e professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, deve trilhar para auxiliá-los na interação com ... -
Implantação da Base Nacional Comum Curricular : estudo de caso com dois professores de Física
Ferreira Neto, Nerval Paes (2024) [Dissertação]Esta investigação teve por objetivo apresentar um panorama, desde o ponto de vista de dois professores, sobre a implementação de dois documentos normativos recentes, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei 13.415/2017, ... -
Uma investigação sobre o uso de aspectos epistemológicos nas estratégias didáticas de futuros professores de física no estágio supervisionado
Boaro, Djonathan André (2017) [Dissertação]A pesquisa na área de Ensino de Ciências tem indicado que o ensino de Física na Educação Básica deve ser acompanhado de discussões acerca da natureza da ciência (NdC). Pesquisas apontam, no entanto, que essa inserção não ... -
A Licenciatura em Física e a perspectiva CTS : uma investigação sobre a possiblidade de um componente curricular reflexivo e crítico na formação docente na Venezuela pela articulação da ciência, o cenário sociopolítico atual do país e o tema petróleo
González, Greivin Antonio Núñez (2023) [Tese]Por meio desta pesquisa, investigamos a possibilidade, as características, as estratégias, os referenciais para a criação de um componente curricular pautado no CTS, pensada e adaptada para a Licenciatura em Física da ... -
Matéria escura e energia escura no ensino médio : um tema de Física moderna e contemporânea epistemologicamente efervescente
Moriggi, Andressa Varriale (2023) [Dissertação]Esta dissertação tem como objetivo apresentar e analisar os efeitos de uma abordagem de Ensino de Física para o Ensino Médio, baseada nas hipóteses teóricas e busca de evidências da Matéria Escura e Energia Escura. Trata-se ... -
Natureza da ciencia no ensino básico : perspectivas, desafios e limitações imbricados em uma rede de ações
Carvalho, Felipe de Araújo (2017) [Dissertação]O uso de elementos da Natureza da Ciência (NdC) nas salas de aula da Educação Básica é, cada vez mais, um objetivo presente na literatura especializada e nos documentos oficiais que regem a educação em seus diferentes ... -
O perfil e os desafios do educador em física na perspectiva das diretrizes curriculares nacionais de 2015 : a formação de profissionais críticos à educação básica
Pinheiro, Lisiane Araújo (2021) [Tese]O objetivo desta pesquisa foi investigar diferentes aspectos relacionados ao perfil do professor de Física e à formação de professores para a Educação Básica. Em um primeiro estudo, procuramos construir o perfil esperado ... -
Perspectivas sobre a evolução histórica do conceito de luz e sua integração com a fotografia para o ensino da óptica
Vieira, Patrese Coelho (2014) [Dissertação]A presente dissertação pretende mostrar o desenvolvimento, a execução, a análise e as conclusões provenientes de uma pesquisa de mestrado em Ensino de Física, cuja finalidade esteve em avaliar o impacto de uma abordagem ...