Navegação por Assunto "Teaching practice"
Resultados 1-20 de 50
-
Abordagem artística da cultura afro-brasileira no contexto da educação básica
(2013) [Trabalho de conclusão de graduação]O trabalho enfoca a cultura afro-brasileira e sua abordagem na escola básica, a partir de experiências artísticas e pedagógicas unindo teatro, musicalidade e cultura africana. São relatados espetáculos teatrais apresentados ... -
A aula : esboço de uma auto-análise
(2012) [Artigo de periódico]O presente trabalho objetiva destacar a reflexão crítica como parte do processo de formação docente. Para tanto, valemo-nos de experiência vivida em sala de aula na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de ... -
Caminhos da Agroecologia : experimentações pedagógicas conversando sobre agrotóxicos
(2020) [Trabalho completo publicado em evento] -
Caminhos de atuação pública e engajada : entrevista com Miguel Vale de Almeida
(2021) [Entrevista]Entrevista com o antropólogo português Miguel Vale de Almeida realizada por Vi Grunvald e Filipe Reis. Sobressai na entrevista sua trajetória o seu interesse em articular a prática docente e o conhecimento produzido na ... -
Começando a planejar : planejamentos e planos de aula no cotidiano docente
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho busca investigar a relação entre as teorias de planejamento de ensino e as práticas cotidianas de planejamento dos docentes, tendo como foco o planejamento de aula. O espaço de estudo para investigar tal ... -
Covid-19 : desafios dos docentes na linha de frente da educação
(2020) [Artigo de periódico]A pandemia causada pela Covid-19 exigiu mudan-ças na organização da sociedade, que precisaram acontecer rapidamente e sem planejamento. Essas novas configurações também influenciaram a educação e levaram as instituições a ... -
Desafios da geografia : a cidade como conteúdo escolar no ensino médio
(2009) [Tese]Esta tese investiga a cidade como conteúdo escolar de Geografia nas escolas públicas de Ensino Médio. Para discutir a cidade como um lugar de aprendizagens significativas, relacionando o saber prévio dos alunos com o ... -
Desenho no ensino médio : contrariando bloqueios e explorando novas potencialidades
(2016) [Trabalho de conclusão de graduação]Pais, professores e pesquisadores do Ensino de Artes Visuais concordam que toda criança que desenha desfruta imensamente disso. Porém, com a chegada à adolescência, aparentemente muitos alunos perdem o gosto – ou até mesmo ... -
Diário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolar
(2021) [Dissertação]A presente dissertação, que tem a forma de ensaio, percorre diferentes problemáticas que constituem as barreiras excludentes, destacando-se a invisibilidade de alunos com deficiência no âmbito da escola comum. Para tanto, ... -
Diferenças e preconceitos : um trabalho de superação na educação infantil
(2011) [Trabalho de conclusão de graduação]A escola é o lugar que acolhe a diversidade de forma global, onde ingressam indivíduos diversos, cada um carregando consigo uma história de vida. Diversidade esta que reúne diferenças motoras, de raças, de etnias, culturais, ... -
Diferentes infâncias e a prática pedagógica do professor de Educação Física : estudo na rede municipal de Portão/RS
(2014) [Dissertação]A presente dissertação de mestrado tem como tema de estudo as diferentes infâncias e a prática pedagógica dos professores de Educação Física (EF) da Rede Municipal de Ensino de Portão/RS (RMENP). Trata-se de uma pesquisa ... -
Dizer e experenciar o ser/estar professor na formação inicial de professores de matemática
(2010) [Tese]Esta Tese situa-se no campo de pesquisa acerca da formação inicial do professor de matemática, detendo-se na investigação das estratégias produtivas das Práticas de Ensino nesse processo formativo. As Práticas de Ensino ... -
Educ(ação) : uma análise das concepções de educação de professores universitários não-licenciados do IFCH da UFRGS
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa investiga as concepções de educação de professores universitários não licenciados a partir das suas práticas docentes. Para tanto, estabeleceu-se como estudo de caso as percepções de docentes lotados em ... -
O enfoque CTS na formação docente : contribuições de um processo formativo em uma escola pública
(2021) [Dissertação]A formação continuada contribui para a evolução constante do trabalho docente e permite a construção de conhecimentos para transformar as práticas educativas, auxiliando também na superação das dificuldades encontradas em ... -
Enseñanza-aprendizaje de física en Brasil : confrontando teoría y práctica en el inicio del siglo XXI
(2006) [Artigo de periódico]En el contexto de la selección de recursos pedagógicos para un ambiente virtual constructivista de formación de maestros, se analizó la confrontación entre la investigación en enseñanza de física en Brasil y los problemas ... -
O ensino da independência do Brasil na perspectiva de grupos subalternizados: uma experiência com jovens de classe média
(2022) [Dissertação]O presente trabalho se propõe a refletir sobre a prática do Ensino de História, utilizando a obra de Ana Zavala como inspiração e principal referencial teórico, em que o professor atua como sujeito teorizador da sua ... -
O ensino de temas relacionados à saúde em um espaço escolar : analisando a sua abordagem a partir de documentos oficiais da educação, de documentos escolares e do componente curricular de biologia
(2018) [Dissertação]Este trabalho buscou analisar as possíveis articulações da abordagem de temas em torno da saúde no ensino de Biologia no Ensino Médio, contextualizando essa abordagem desde os documentos oficiais da educação até as práticas ... -
Ensino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didática
(2010) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho foi elaborado para descrever, refletir sobre e aprofundar uma experiência didática que desenvolvi com alunos da 7ª série do ensino fundamental de uma escola municipal de Sapiranga. O principal objetivo foi ... -
Espaços de educação não formal : produção de saberes na formação inicial de professores de ciências e biologia
(2020) [Dissertação]Atualmente, o ensino de Ciências não ocorre somente no espaço escola. Os museus de ciências são considerados espaços de educação não formal e contribuem, cada vez mais, para a ampliação do ensino de ciências no que diz ... -
A formação continuada de professores de ciências durante a pandemia da COVID-19 : investigações através de uma oficina de ensino de Paleontologia
(2022) [Dissertação]A presente pesquisa teve como objetivo analisar como um processo de formação continuada de professores, oferecida de forma remota com a temática Paleontologia, pode contribuir para as práticas educativas e reflexivas dos ...