• Aprendizagem de frações no ensino fundamental 

      Sá, Fernanda Bartz de (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Partindo do visível déficit presente nos alunos em relação às formas de lidar com os números fracionários, o qual se estende por todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, o presente estudo investigou questões sobre o ...
    • O ato da explicação e o aprender : experiências com o ensino de Matemática 

      Camargo, Gabriel Dummer (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Há um conhecimento, e este deve ser ensinado. Há o aluno, e este deve aprender. E há nós, os professores, que devemos ensinar este conhecimento para este aluno. Qual é o principal meio para este movimento do saber na sala ...
    • Uma discussão sobre ensino, aprendizado e práticas educacionais 

      Pieretti, Karina Silveira (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A partir do contato com diferentes ideias e concepções sobre educação, trago a este Trabalho de Conclusão de Curso um pouco do que aprendi a respeito de ensino, aprendizado e métodos de ensino. As questões que me guiaram ...
    • O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática 

      Fietz, Henrique Moura (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir uma proposta de atividade pedagógica envolvendo Modelagem Matemática. O tema da atividade é o planejamento profissional de jovens estudantes ...
    • Escrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemática 

      D'avila Junior, Renato Elias dos Santos (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O uso da escrita como instrumento que influencia a aprendizagem matemática e contribui para análise da cognição tem sido objeto de interesse na educação matemática. Segundo Arthur Powell, aprendemos por meio de reflexão ...
    • Estudo de caso sobre estratégias de resolução de problemas de Matemática no ensino médio 

      Abbott, Fernando Baptista (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho trata de um estudo de caso sobre estratégias de resolução de problemas de matemática no ensino médio, a partir da heurística de resolução proposta por George Polya. A parte prática do trabalho foi realizada ...
    • A metrologia no ensino da reta real 

      Moura, Leandro Subtil (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem por objetivo trazer a Metrologia para sala de aula, motivando os alunos no estudo da reta real, melhorar a compreensão da reta real e conhecer a Metrologia como ciência e área de trabalho, através de ...
    • Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos 

      Dornelles, Ewerton Fraga (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem direcionada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e analisa as potencialidades do ensino que parte dos conhecimentos prévios dos alunos. As vivências dos alunos ...
    • Mudanças sociais e o trabalho docente de professores de Educação Física na escola : estudo a partir de histórias de vida 

      Wittizorecki, Elisandro Schultz; Molina Neto, Vicente; Bossle, Fabiano (2012) [Artigo de periódico]
      O presente estudo tratou de identificar quais mudanças sociais influenciam o trabalho docente do professorado de Educação Física na escola e, assim, compreender como esses professores experimentam tais mudanças, produzindo ...
    • Pensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de três 

      Schmidt, Débora Fernanda Guedes Soares (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso enfoca o tema da proporcionalidade por meio de uma reflexão crítica à aplicação da regra de três na matemática escolar. Vivi a experiência desta aplicação ao longo de um de meus estágios ...
    • Pintando o cubo : Matemática com artes 

      Jorge, Marilise Oliveira (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho trata do planejamento e implementação de uma sequência de atividades sobre transformações geométricas destinadas para estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRGS. Visando a articulação ...
    • Professor de teatro : ator e diretor 

      Lindenmayer, Malu Maggi (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Nesta pesquisa revelam-se alguns questionamentos surgidos durante o meu processo de formação e percepções resultante da passagem por dois cursos de Licenciatura em Teatro distintos, e a busca por respostas a estes ...
    • Uma proposta para o ensino de matrizes com o apoio de tecnologia 

      Borba, Elizandro Max (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Atualmente, o ensino de matrizes tende a enfatizar o uso de matrizes pequenas, adequadas para o cálculo manual. Este trabalho propõe uma abordagem baseada em tecnologia, usando recursos de informática como planilhas ...
    • Quando o vazio se faz presente : desvendando o ser-sensível de uma aula de Matemática 

      Kettermann, Fernanda Michele (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho se constrói a partir de minhas inquietações, de experiências das quais tiro 'algo‘ que transcende o momento. Esse 'algo‘ surge de um vazio presente nas aulas de matemática e pode manifestar-se em diferentes ...
    • Relação entre o ensino formal e o ensino não formal : reflexões sobre o Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos 

      Meura, Ana Paula (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho trata de fazer uma reflexão sobre questões que perpassam a educação formal e a educação não formal no ensino da arte. Inicia focalizando a importância da interlocução entre ambas, através de um breve histórico ...
    • Ser/estar professor de Matemática : uma análise de expectativas e experiências 

      Rosa, André Siqueira (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      No presente trabalho tem-se a intenção de mostrar como o licenciando em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul vê a sua formação inicial, ou seja, como o licenciando vê seu amadurecimento no caminho de se ...
    • O Uso do computador como instrumento para o pensamento algébrico 

      Tonet, Vanessa Girelli (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo principal a elaboração de uma proposta pedagógica que utiliza o computador como instrumento para introduzir o pensamento algébrico. A escolha das atividades que compuseram esta proposta foi ...