Navegação por Assunto "Interferômetros de Mach-Zehnder"
Resultados 1-20 de 21
-
Uma abordagem conceitual e fenomenológica dos postulados da física quântica
(2012) [Artigo de periódico]No presente trabalho, apresentamos uma discussão sobre os postulados da física quântica a partir de uma “tradução” do formalismo matemático para uma linguagem “operacional” e que envolve uma discussão conceitual e ... -
Uma abordagem da dualidade onda-particula na formação de técnicos em radiologia médica
(2007) [Resumo publicado em evento] -
Análise discursiva na formação inicial de professores: uma discussão conceitual sobre física quantica mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zender
(2008) [Trabalho completo publicado em evento] -
Complementaridade onda-partícula e emaranhamento quântico na formação de professores de física segundo a perspectiva sociocultural
(2015) [Tese]Esta pesquisa foi realizada em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e dedicou-se ao estudo de alguns conceitos de Física Quântica na formação de professores de Física, sob a perspectiva do referencial ... -
Desenvolvimento de um software para o ensino de fundamentos de física quântica
(2006) [Artigo de periódico] -
Dificuldades e estratégias para compreensão do conceito de emaranhamento quântico : um estudo na formação inicial de professores de física
(2019) [Artigo de periódico]Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de doutorado envolvendo o estudo do emaranhamento quântico na disciplina de Física Moderna e Contemporânea de um curso de Licenciatura em Física. O marco teórico-metodológico ... -
Dualidade onda-partícula : um objeto de aprendizagem baseado no interferômetro de Mach-Zehnder
(2009) [Artigo de periódico]Apresentamos um recurso eletrônico destinado a apoiar o ensino e facultar o estudo independente da dualidade onda-partícula na física quântica. Seguindo outros autores, escolhemos o interferômetro de Mach-Zehnder como ... -
O ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
(2009) [Artigo de periódico]O presente trabalho apresenta uma análise das interações discursivas de nove estudantes do curso de licenciatura em física em uma atividade didática mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. O objetivo desse ... -
Estratégias discursivas adotadas por professores em formação na compreensão do fenômeno da complementaridade em atividades didáticas mediadas pelo interferômetro virtual de Mach-Zehnder
(2015) [Artigo de periódico]Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de doutorado na qual estão sendo investigadas as estratégias discursivas adotadas por professores em formação na compreensão de alguns conceitos fundamentais ... -
Um estudo sobre a distribuição social da mente em atividades colaborativas nas aulas de física quântica
(2009) [Trabalho completo publicado em evento] -
Um exemplo de "distribuição social da mente" em uma aula de física quântica
(2012) [Artigo de periódico]Diversos estudos em psicologia, antropologia e sociologia desenvolveram a concepção na qual a mente é vista como algo que “se estende além da pele”. O presente trabalho apresenta, no âmbito do ensino de física quântica, ... -
Explorando a inserção de tópicos de física quântica em uma escola estadual um estudo sob a luz da perspectiva sociocultural
(2019) [Dissertação]A temática do presente estudo contempla duas linhas da área de Ensino de Física/Ciências, a saber: Linguagens e discurso e Inserção de tópicos de física moderna e contemporânea no ensino. Através do diálogo com a literatura ... -
Fenômenos intermediários de interferência e emaranhamento quânticos : o interferômetro virtual de Mach-Zehnder integrado a atividades didáticas
(2018) [Artigo de periódico]Neste trabalho, apresentamos um conjunto de atividades didáticas que podem ser utilizadas para explorar conceitos de Física Quântica a partir da simulação computacional do Interferômetro de Mach-Zehnder. Tais atividades ... -
Fundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
(2009) [Artigo de periódico]Neste artigo sustentamos que a dualidade onda-partícula deve ser o conceito central na introdução da física quântica no ensino médio. Do ponto de vista teórico-metodológico, propomos que a “porta de entrada” para o mundo ... -
Fundamentos de física quântica na formação de professores : uma análise de interações discursivas em atividades centradas no uso de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
(2008) [Dissertação]Neste trabalho apresentamos uma investigação sobre o ensino de física quântica na formação inicial de professores. Essa pesquisa foi desenvolvida junto a uma disciplina da sétima etapa do curso de Licenciatura em Física ... -
Interpretações da mecânica quântica em um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
(2005) [Artigo de periódico]Neste trabalho analisamos o fenômeno da interferência quântica no interferômetro de Mach Zehnder - um arranjo experimental análogo ao experimento das duas fendas, porém mais simples - sob a luz das principais escolas de ... -
A ocorrência de ‘fala privada’ entre adultos : uma estratégia analítica para o estudo das funções intrapsicológicas no ensino de ciências
(2011) [Artigo de periódico]O presente trabalho apresenta um estudo sobre a fala privada em uma tarefa conduzida por um grupo de licenciandos em Física e mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. O objetivo desse estudo é verificar a ... -
Óptica física com o interferômetro virtual de Mach-Zehnder
(2010) [Dissertação]Este trabalho descreve a utilização de um software livre educacional do interferômetro de Mach-Zehnder (IMZ), em português, como instrumento motivador, ilustrativo, de fácil manuseio e compreensão, para ajudar no ensino e ... -
Uma perspectiva sociocultural para a introdução de conceitos de física quântica no ensino médio : análise das interações discursivas em uma unidade didática centrada no uso do interferômetro virtual de Mach-Zehnder
(2015) [Dissertação]Este trabalho relata a produção, implementação e avaliação de um curso sobre física quântica destinado a alunos do Ensino Médio. A unidade didática foi inspirada nas propostas de Ostermann et al. (2009) e Pessoa Jr. (1997, ... -
O tema da dualidade onda-partícula na educação profissional em radiologia médica a partir da simulação do interferômetro de Mach-Zehnder
(2011) [Artigo de periódico]Neste artigo apresenta-se a aplicação de uma proposta de introdução de tópicos de física moderna a estudantes de um curso técnico na área da saúde e a avaliação de um software tipo bancada virtual que simula o interferômetro ...