Navegação por Assunto "Interação homem-computador"
Resultados 1-20 de 35
-
Adaptação automática de interface de acordo com características do usuário
(2020) [Artigo de periódico]O projeto de design de interface gráfica humano-computador demanda o conhecimento das características dos usuários. Uma interface pode ser mais eficaz para atender seus objetivos, caso se adapte, considerando as necessidades ... -
Análise de integração das informações entre tickets e histórias de usuário
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho realiza a análise do problema de integração entre Tickets e Histórias de Usuário, do ponto de vista de uma analista que deve tratar desta integração e consistir as informações entre os dois artefatos. Para ... -
Uma aplicação experimental de visualização 3D de dados de proposições da Câmara dos Deputados
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Técnicas de visualização de dados são usadas cada vez mais por organizações para obter informações relevantes de grandes conjuntos de dados, muitas vezes complexos, e reproduzí-las de forma clara visando auxiliar seus ... -
Aprimorando a acessibilidade web : avaliação dos padrões WCAG em um sistema angular empresarial
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo tem algum tipo de deficiência (2023). Esses indivíduos muitas vezes são desconsiderados no processo de desenvolvimento de aplicações, fazendo ... -
Aspectos culturais no modelo do usuário em sistemas adaptativos educacionais : fundamentos, proposta e experimentação
(2013) [Tese]Embora os sistemas e-learning sejam utilizados por diferentes tipos de usuários, com diferentes perfis e culturas, geralmente ele é criado e mantido sem levar em conta essa diversidade. Em tempos em que os sistemas baseados ... -
Avaliação de usabilidade, por meio do índice de satisfação dos usuários, de um software gerenciador de websites
(2004) [Dissertação]Resumo não disponível. -
Uma comparação voltada a interpretação entre casos de uso e histórias de usuário com cenário de aceitação
(2016) [Trabalho de conclusão de graduação]No processo de desenvolvimento de software, uma parte muito importante é a escrita e definição de regras de negócio. Elas definem como o negócio funciona e refletem com os envolvidos trabalham. De maneira que serão escritas ... -
Concepção e desenvolvimento de uma interface gráfica para interação tridimensional
(2009) [Dissertação]Este trabalho tem por objetivo desenvolver um protótipo de uma interface gráfica para interação tridimensional que permita a manipulação de objetos e a navegação tridimensional com desempenho gráfico adequado às necessidades ... -
A conceptual image-based data glove for computer-human interaction
(2008) [Artigo de periódico]Data gloves are devices equipped with sensors that capture the movements of the hand of the user in order to select or manipulate objects in a virtual world. Data gloves were introduced three decades ago and since then ... -
A contribuição de um modelo de cores na usabilidade das interfaces computacionais para usuários de baixa visão
(2009) [Dissertação]Esta pesquisa tem por objetivo compreender como as cores podem influenciar na usabilidade das interfaces computacionais do usuário na web, pelo deficiente de baixa visão. Para tanto, principia com uma apresentação sobre a ... -
Designing tactile vocabularies for human-computer interaction
(2014) [Dissertação]This thesis presents a study about tactile languages in human-computer interaction and a novel approach for vibrotactile prefixation. We intended to analyse how the choices made during the design process of tactile ... -
Development and usability analysis of a mixed reality GPS navigator application for the microsoft hololens
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]The present work aims to perform a comparative usability analysis between two Human- Computer Interaction systems (HCI) for global geolocation (GPS) navigators. The intent is to compare the conventional use of a navigation ... -
Executed movement using EEG signals through a naive bayes classifier
(2014) [Artigo de periódico]Recent years have witnessed a rapid development of brain-computer interface (BCI) technology. An independent BCI is a communication system for controlling a device by human intension, e.g., a computer, a wheelchair or a ... -
Experiências coletivas com tecnologias digitais : um encontro entre videogames e a cultura da mobilidade
(2016) [Dissertação]A presente pesquisa se constitui na intersecção entre os estudos da cognição propostos por Humberto Maturana e Francisco Varela, a cultura dos videogames e a mobilidade das tecnologias de informação e comunicação. Considerando ... -
Explorando o conceito de interatividade: definições e taxonomias
(1999) [Artigo de periódico] -
Ferramenta computacional interativa para a elaboração de mapas conceituais integrada no HyperCAL online para a produção de objetos de aprendizagem
(2012) [Dissertação]O presente trabalho teve por objetivo desenvolver uma ferramenta computacional interativa para a elaboração de mapas conceituais e objetos de aprendizagem, como um módulo integrado ao ambiente virtual HyperCAL online. A ... -
Uma infraestrutura para o design da interação musical com dispositivos móveis cotidianos
(2014) [Tese]Esta tese de doutorado tem como base uma pesquisa exploratória que investigou as possibilidades e os elementos envolvidos na utilização de dispositivos móveis de consumo (consumer mobile devices) como ferramentas para ... -
Interação gestual sem dispositivos para displays públicos
(2013) [Dissertação]Com o constante crescimento tecnológico, é bastante comum deparar-se com um display público em lugares de grande concentração de pessoas, como aeroportos e cinemas. Apesar de possuírem informações úteis, esses displays ... -
Máquinas, mônadas, daemons : uma breve história e filosofia da máquina universal de Turing
(2016) [Tese]A máquina universal, ideia proposta por Alan Turing em 1936, seria uma máquina capaz de computar e executar qualquer máquina computável, vindo a ser tomada como um dos modelos abstratos do computador. Colocamos como problema ... -
Uma metodologia para obtenção de um modelo de princípios de usabilidade
(2012) [Artigo de periódico]A maturidade da área de Interação Humano-Computador (IHC) pode ser atestada pela grande quantidade de conjuntos formados por regras, diretrizes e por normas (aqui designados como diretivas) formuladas por dezenas de autores ...