Listar por tema "Institutional evaluation"
Mostrando ítems 1-18 de 18
-
Avaliação da comunicação universidade-sociedade : gestão de relacionamentos face aos agentes com influência
(2012) [Tesis]Este estudo tem como objetivo analisar como a dimensão da Comunicação com a Sociedade está sendo avaliada pelas universidades comunitárias do Rio Grande do Sul, com vistas à proposição de um modelo teórico de avaliação ... -
Avaliação da qualidade institucional através de rankings nacionais e internacionais
(2014) [Tesis de maestría]A avaliação é um tema recorrente em todas as áreas do conhecimento, tendo esta um papel impactante em toda a sociedade devido ao seu uso cotidiano. No contexto educacional, a avaliação contribui para que as universidades ... -
Avaliação da qualificação institucional e da produção científica e tecnológica dos institutos do MCTIC
(2018) [Tesis]As competências institucionais dos institutos de pesquisa vinculadas ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) foram avaliadas, proporcionando uma visão do desenvolvimento científico destas ... -
Avaliação externa no Ensino Superior na área da saúde : inquietações e a dimensão das margens
(2015) [Artículo de periódico]Este é um artigo de reflexão, com abordagem no plano dos princípios e valores que antecedem ou sucedem processos avaliativos institucionais do ensino, tendo em vista a área da saúde. Tem por objetivo colocar em debate os ... -
Avaliação institucional em tempos de redefinição do papel do Estado Vera Maria Vidal Peroni
(2009) [Artículo de periódico]O artigo analisa a avaliação institucional em educação no contexto da redefi-nição do papel do Estado. O texto mapeia as provas destinadas a medir o desempenho dos alunos na educação básica, indicando seus objetivos, ... -
Avaliação institucional e promoção da qualidade na educação infantil no contexto da covid-19
(2022) [Artículo de periódico]Em 2009, o Ministério da Educação publicou o documento Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, o qual se tornou uma ferramenta de referência no país para a avaliação institucional, principalmente, no âmbito dos ... -
Avaliação na ESEFID/UFRGS: relato da construção coletiva de uma cultura institucional
(2022) [Artículo de periódico]O texto relata a experiência do NAU/ESEFID em avaliar sistematicamente todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão, recursos físicose humanos, bem como procedimentos administrativos e pedagógicos. Paralelamente à ... -
Currículos, pedagogia e avaliação em cursos de enfermagem e de direito : influências do discurso regulador geral e do discurso recontextualizador
(2008) [Tesis]O presente estudo analisa a influência do Discurso Regulador Geral – DRG - e do Discurso Recontextualizador – DR - na organização dos currículos, da pedagogia e da avaliação no Curso de Enfermagem e no Curso de Direito do ... -
O efeito escola sobre o desempenho dos alunos gaúchos : uma análise a partir da autoavaliação institucional
(2023) [Artículo de periódico]O presente estudo teve como objetivo avaliar a correlação do desempenho em testes de proficiência no Brasil -Prova Brasil -e quatro dimensões das escolas: gestão institucional, espaço físico, organização e ambiente de ... -
Estudantes e avaliação da Universidade : um estudo conjunto Brasil-Portugal
(2007) [Artículo de periódico]Este artigo trata da percepção dos estudantes sobre avaliação das universidades. Origina-se da segunda fase de estudo desenvolvido ao abrigo da cooperação internacional CNPq-ICCTI. Dele participaram 476 alunos de duas ... -
Formulação e gestão de uma política : impasses democráticos no SEAP-RS
(2018) [Artículo de periódico]O artigo apresenta uma análise do processo de formulação do Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP-RS) na gestão 2011-2014 da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul. Considera os movimentos ... -
Maturidade e inovação na avaliação institucional nas instituições de ensino superior do setor público
(2018) [Tesis de maestría]No atual cenário da educação superior no Brasil, no qual houve uma crescente quantidade de Instituições de Ensino Superior (IES) ao mesmo tempo em que o orçamento e o financiamento da aŕea têm decaído, importa atentar para ... -
Método multidimensional para avaliação de desempenho da Vigilância Sanitária : uma aplicação em nível municipal
(2008) [Tesis]A Vigilância Sanitária (VISA) compõe, contemporânea e institucionalmente, o campo de ação da Saúde Coletiva no âmbito do Sistema Único de Saúde denominado de Vigilância em Saúde. As ações de VISA são conduzidas pelo Sistema ... -
Modelo de mensuração da importância das variáveis do Censo da Educação Superior, Censo Demográfico e os indicadores de qualidade das instituições de ensino superior
(2017) [Tesis]A avaliação da educação superior adquiriu enorme relevância acadêmica e social. No Brasil, as instituições de ensino superior (IES), embora regidas por leis e normas gerais comuns, não são fenômenos homogêneos, apresentando ... -
Perfil do egresso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(2010) [Tesis]Este trabalho tem como principal objetivo avaliar as características de identificação pessoal, situação profissional, formação acadêmica e expectativas em relação à instituição dos egressos dos cursos em geral da Universidade ... -
Proposta de método para seleção e classificação de indicadores em instituições de educação superior
(2021) [Tesis de maestría]A avaliação institucional constitui importante ferramenta para o diagnóstico e proposição de melhorias nas Instituições de Educação Superior – IES, sobretudo se associada ao planejamento estratégico. A utilização de ... -
Reconfiguração dos modelos de universidade pelos formatos de avaliação : efeitos no Brasil e Portugal
(2008) [Tesis]Esta tese situa-se na fronteira das tensões entre regulação social e emancipação social entendidas no debate geral das políticas de educação superior. Tais políticas estão vinculadas às estratégias de inserção da economia ... -
When institutions matter : CAPES and political science in Brazil
(2015) [Artículo de periódico]The purpose of this paper is to analyze the institutional evaluation processes applied to Brazilian graduate programs, which processes are carried out by a federal agency, CAPES (Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal ...