Now showing items 1-14 of 14

    • Análise do Movimento “Escola Sem Partido” a partir da abordagem de coalizões de interesse 

      Rohde, Tiago Zuchetto (2023) [Work completion of graduation]
      Como em outras áreas da política nacional, a Educação envolve a atuação e interação de diversos atores sociais: docentes e discentes, famílias e comunidade escolar, teóricos e pesquisadores, representantes governamentais, ...
    • Educação e Democracia 

      Dorneles, Anderson; Forgiarini, Luciana; Côrte Real, Gustavo; Gouveia, Andréa; Frigotto, Gaudêncio; Penna, Fernando; Seffner, Fernando; dos Santos, Sherol; da Rosa, Russel Teresinha; Padilha, Luiz; Coimbra, Régis; Dorneles, Anderson; Forgiarini, Luciana; Sperotto, Luiz; Dorneles, Anderson; Forgiarini, Luciana; Dorneles, Anderson; Forgiarini, Luciana; Estevan, Julio; Ruppenthal, Mélani; Moura, Ana; Dorneles, Anderson; Dias, Breno; Pimentel, Filipe; Milanez, Francisco; Scott, Gabriella; de Luna, Gabrielle; Côrte Real, Gustavo; Estevan, Julio; Souza, Kevin; Forgiarini, Luciana; Rodrigues, Maria Luiza; Venditi, Mariane; Mairesse, Rafael; Schroeder, Thaynan; Favaretto, Fernando (2019-04-19) [Video]
      A fim de refletir sobre a educação do presente e a sua relação com o atual estágio da democracia brasileira, o Multiponto conversou com professores e professoras que atuam em ambiente escolar e universitário. O programa ...
    • Educação e Democracia (Versão com Libras) 

      Dorneles, Anderson; Forgiarini, Luciana; Côrte Real, Gustavo; Weiler, Caroline; Cecconelo, Giovanna; Gouveia, Andréa; Frigotto, Gaudêncio; Penna, Fernando; Seffner, Fernando; dos Santos, Sherol; da Rosa, Russel Teresinha; Padilla, Luiz; Coimbra, Régis; Dorneles, Anderson; Forgiarini, Luciana; Sperotto, Luiz; Dorneles, Anderson; Forgiarini, Luciana; Dorneles, Anderson; Forgiarini, Luciana; Estevan, Julio; Ruppenthal, Mélani; Moura, Ana; Dorneles, Anderson; Dias, Breno; Pimentel, Filipe; Milanez, Francisco; Scott, Gabriella; de Luna, Gabrielle; Côrte Real, Gustavo; Estevan, Julio; Souza, Kevin; Forgiarini, Luciana; Rodrigues, Maria Luiza; Venditi, Mariane; Mairesse, Rafael; Schroeder, Thaynan; Favaretto, Fernando (2019-07-03) [Video]
      A fim de refletir sobre a educação do presente e a sua relação com o atual estágio da democracia brasileira, o Multiponto conversou com professores e professoras que atuam em ambiente escolar e universitário. O programa ...
    • Educação e neoliberalismo : a que(m) serve o escola sem partido? 

      Bernardy, Anelise Cristina (2018) [Work completion of graduation]
      O presente estudo examinou a relação entre educação e neoliberalismo tendo em vista a experiência do movimento conhecido como Escola Sem Partido. Mais especificamente, investigou-se em que medida o movimento contribui para ...
    • A educação moral em Emile Durkheim e as disputas contemporâneas em torno do sistema formal de ensino brasileiro 

      Lessa, Bruno de Souza; Souza, Ana Clara Aparecida Alves de; Caregnato, Célia Elizabete (2019) [Journal article]
      Este ensaio tem como objetivo discorrer sobre o papel da educação para a construção da moral a partir de Emile Durkheim e os avanços conservadores orientados ao controle sobre o sistema formal de ensino. Compreende-se que ...
    • Escola Sem Partido e as implicações para a democratização da educação 

      Lima, Paula Valim de; Peroni, Vera Maria Vidal (2018) [Journal article]
      O presente artigo se propõe a discutir as implicações do Escola sem Partido (ESP) para a democratização da educação pública brasileira.O ESP é um movimento em defesa de uma lei que, sob a prerrogativa de combater a doutrinação ...
    • Escola Sem Partido e sem gênero : redefinição das fronteiras público e privado na educação 

      Barzotto, Carlos Eduardo; Seffner, Fernando (2020) [Journal article]
      Este artigo é um desdobramento de uma agenda de pesquisa que investiga algumas das relações entre educação e gênero. Nele, objetiva-se discutir teoricamente a influência de discursos neoliberais e (neo)conservadores nas ...
    • Escola sem Partido, neoliberalismo e conservadorismo : rastreando pontos de intersecção 

      Katz, Elvis Patrik; Mutz, Andresa Silva da Costa (2020) [Journal article]
      As discussões em torno do movimento Escola sem Partido vêm acirrando as lutas pela educação brasileira nos últimos anos. Dada a importância desse debate, gostaríamos de explorar, neste artigo, uma pequena parte de uma ...
    • O movimento Escola sem Partido na percepção dos servidores técnico-administrativos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul 

      Oliveira, Carolina Leonardi de (2019) [Work completion of specialization]
      Esta pesquisa versa sobre a opinião dos servidores técnico-administrativos da Faculdade de Educação a respeito das possíveis implicações sobre a democracia e a autonomia universitária que teriam os Projetos de Lei inspirados ...
    • Non-partisan school : a conservative education initiative in Brazil 

      Hypolito, Alvaro Moreira; Lima, Iana Gomes de (2021) [Journal article]
      The main goal of this article is to analyse the Non-Partisan School movement (EsP, or Escola sem Partido) which articulates social and political actors around a conservative agenda for education in Brazil. Based on Ball’s ...
    • Ocupações na UFRGS 

      Santiago, Állisson; Dutra, Jennifer; Paludo, Letícia; Sbardelotto, Tatiane; Kramer, Vitória; Dutra, William; Pinto, Céli; Rocha da Silva, Alexandre; Osório, Pedro Manoel; Alfonsin, Jaques; Battisti da Silva, Vitória; Rasslan, Simone; Plein, Anne; Raupp, Henrique; Grubler, Eduardo; Santiago, Állisson; Paludo, Letícia; Sperotto, Luiz; Santiago, Állisson; Paludo, Letícia; Santiago, Állisson; Paludo, Letícia; Santiago, Állisson; Paludo, Letícia; Bernst, Aniele; Favaretto, Fernando (2016-11-11) [Video]
      Fomos aos campus da UFRGS em Porto Alegre visitar as ocupações e saber como elas funcionam. Conversamos com os alunos ocupantes sobre as pautas reivindicadas, a legalidade e legitimidade do movimento deles e perguntamos ...
    • Programa Escola sem Partido : repressão ou liberdade para o ensino? 

      França, Paula Fernanda de Souza; Gugliano, Alfredo Alejandro (2018) [Journal article]
      O presente artigo estuda a oposição ao movimento e à implantação do programa “Escola sem Partido” no ensino brasileiro com dados coletados a partir de pesquisa bibliográfica e analisados pelo método de comparação. O trabalho ...
    • Qual o partido da escola sem partido? 

      Nicolazzi, Fernando Felizardo (2016) [Journal article]