Navegação por Assunto "Contabilidade : Ensino"
Resultados 1-20 de 21
-
Análise comparativa entre o currículo mundial, as diretrizes nacionais da educação e os currículos de graduação em Ciências Contábeis das instituições de ensino superior públicas do estado do Rio Grande do Sul
(2015) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo deste estudo é analisar quão aderentes são os conteúdos de Contabilidade propostos pelo Currículo Mundial (CM) tanto às Diretrizes Nacionais da Educação (DNE) para o curso de Ciências Contábeis, quanto às matrizes ... -
Análise da oferta de conteúdos e disciplinas de história da contabilidade nas instituições de ensino superior brasileiras
(2017) [Trabalho de conclusão de graduação]Este estudo objetiva analisar como o tema História da Contabilidade é ofertado nas Instituições de Ensino Superior brasileiras. A pesquisa de abordagem qualitativa analisou os programas e ementas, disponíveis no site ou ... -
Análise da qualificação docente nos cursos de Ciências Contábeis no Estado do Rio Grande do Sul com avaliações extremas no conceito preliminar de curso
(2017) [Dissertação]No Brasil, o ensino superior é avaliado através de indicadores de qualidade sob diferentes aspectos, dentre eles o Índice Geral de Cursos (IGC), que busca mensurar a qualidade das Instituições de Ensino Superior (IES), o ... -
Atividades complementares no curso de Ciências Contábeis da Universidade federal do Rio Grande do Sul : habilidades e competências
(2015) [Trabalho de conclusão de graduação]Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo é vital que os egressos das universidades possuam uma formação acadêmica completa e que leve em consideração não só os aspectos teóricos como também as atividades ... -
Competências docentes : um estudo com professores de graduação em Ciências Contábeis no Rio Grande do Sul
(2018) [Dissertação]A atual conjuntura do Ensino Superior em Ciências Contábeis é marcada por crescentes e rápidas transformações nos contextos educacional, acadêmico, social e cognitivo, razão pela qual, a busca por uma educação de qualidade ... -
O conhecimento contabil dos formandos dos cursos de ciencias contabeis na grande Porto Alegre e suas relacoes com as caracteristicas dos docentes e discentes e abordagens de ensino
(1992) [Dissertação]Este estudo objetivou identificar o nível de conhecimento contábil dos alunos formandos das 6 faculdades de Ciências Contábeis da Grande Porto Alegre e suas relações com as característica dos docentes e discentes e com as ... -
A contabilidade pública na visão dos estudantes de ciências contábeis da UFRGS
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]As diferenças de escrituração entre a contabilidade pública e a contabilidade societária podem se tornar um empecilho no aprendizado dos estudantes de Ciências Contábeis não só da UFRGS, mas das instituições de ensino como ... -
Contribuição do trabalho de conclusão de curso na formação profissional dos alunos de Ciências Contábeis das Universidades Federais do Rio Grande do Sul
(2016) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo desse estudo é analisar a contribuição do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na formação profissional dos alunos de Ciências Contábeis das Universidades Federais do Rio Grande do Sul (RS) e identificar as áreas ... -
Determinantes do desempenho acadêmico : uma análise da influência da formação e da experiência profissional dos alunos de Ciências Contábeis
(2015) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo buscou identificar fatores determinantes do desempenho discente na disciplina de Teoria da Contabilidade do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), considerando ... -
Disciplina de contabilidade introdutória : características das instituições, cursos, docentes e perfil do discente não contador
(2010) [Artigo de periódico]O ensino da contabilidade para os cursos de Administração e Economia tem a finalidade de proporcionar conhecimento e compreensão das informações contábeis. Neste contexto, essa pesquisa tem como objeto analisar a disciplina ... -
A discussão sobre a inclusão da disciplina de contabilidade ambiental no currículo dos cursos de ciências contábeis
(2011) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente artigo objetiva descrever a relevância da inclusão da disciplina de Contabilidade Ambiental nos cursos de ensino superior de Ciências Contábeis. Entre outros aspectos a Constituição Federal Brasileira de 1988 e ... -
EAD na contabilidade : uma análise de sua efetivação de uso no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(2015) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo tem como objetivo demonstrar com que abordagem e em quais disciplinas a Educação a Distância (EAD) pode melhorar a aprendizagem, a partir da percepção dos discentes do Curso de Ciências Contábeis da ... -
Educação a distância na graduação em Ciências Contábeis : avaliação sob a perspectiva discente
(2015) [Trabalho de conclusão de graduação]A temática da Educação a Distância (EaD), nos últimos anos, ganhou destaque nas discussões acadêmicas no Brasil e sua oferta, tratando especificamente da área Contábil, é crescente nos cursos de graduação em Ciências ... -
A educação a distância na graduação presencial em Ciências Contábeis : uma análise sob a perspectiva discente
(2021) [Artigo de periódico]A Educação a Distância (EaD) ganhou destaque nas discussões acadêmicas; e sua oferta é crescente nos cursos de graduação. Esta pesquisa realizou uma análise, sob a perspectiva discente, das atividades realizadas em EaD nas ... -
Educação e pesquisa em contabilidade : estado da arte do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade do período de 2004 a 2012
(2014) [Artigo de periódico]O ensino de contabilidade no Brasil vem passando por profundas modificações desde sua instituição no século XIX. Nesse sentido, analisar a produção científica sobre educação e pesquisa em Contabilidade irá permitir compreender ... -
O ensino de contabilidade societária nas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul : um estudo das práticas docentes pós-convergência internacional
(2017) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa procurou apurar as principais mudanças ocorridas no ensino de Contabilidade Societária no Rio Grande do Sul após o processo de convergência contábil internacional, baseado no ponto de vista dos docentes. ... -
Equipes de trabalho e a metodologia de Nano Challenge Based Learning : desenvolvimento de habilidades em estudantes de ciências contábeis
(2019) [Dissertação]O Mercado de Trabalho na área da Contabilidade vem sofrendo constantes mudanças nos últimos anos, devido a fatores como a Globalização, o uso da Tecnologia de Informação e as adequações as Normas Internacionais de ... -
A história do ensino de ciências contábeis no Estado do Rio Grande do Sul : o curso de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho busca contribuir para o resgate da história do ensino da contabilidade no Brasil, especialmente no Estado do Rio Grande do Sul, através do relato da criação e evolução da Faculdade de Administração, Contabilidade ... -
Metodologias ativas de aprendizagem : uma abordagem sob a perspectiva dos docentes de Ciências Contábeis
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Metodologias Ativas de Aprendizagem vem a ser interessantes ferramentas para despertar o interesse dos alunos através da participação e interação em sala de aula. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as Metodologias ... -
Percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis e da Especialização em Perícia e Auditoria acerca do ensino e do mercado de trabalho em auditoria
(2019) [Artigo de periódico]Objetivo: O objetivo do estudo é identificar a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis (Grupo 1) e da Especialização em Perícia e Auditoria (Grupo 2) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ...