• O conhecimento informal e o processo de alfabetização 

      Bueno, Maria Aparecida Santos (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem como objetivo verificar como aproveitar o conhecimento informal no processo de alfabetização, buscando realizar uma análise dos diferentes saberes, entre eles o saber informal e o saber formal, na ...
    • A contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimento 

      Coelho, Viviane Bizelo (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Projeto de Aprendizagem na construção do conhecimento. Apresenta o PA como uma forma diferenciada de aprendizagem onde o aluno é o protagonista do processo ...
    • Diálogos possíveis entre alunos e tutores em um curso de educação a distância 

      Santos, Rossana Strunz Coelho dos (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo apresenta os diálogos possíveis entre alunos e tutores em um curso de Educação a Distância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo analisar os diálogos estabelecidos com os alunos nos espaços ...
    • Familia e escola : uma parceria fundamental 

      Leal, Fabiana Veloso (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este estudo surgiu durante o estágio curricular do curso de Pedagogia Modalidade a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desenvolvido com uma turma de alfabetização (segundo ano do Ensino Fundamental). ...
    • Formação continuada de professores : da abstração reflexionante à tomada de consciência 

      Picetti, Jaqueline Santos (2008) [Tese]
      A tese de doutorado Formação Continuada de Professores: da abstração reflexionante à tomada de consciência tem como objetivo analisar o processo de tomada de consciência de professores, em formação continuada, e as possíveis ...
    • O lúdico e a interdisciplinaridade em sala de aula 

      Maus, Carla Rosane (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta pesquisa é fruto da minha inquietação quanto à presença do lúdico em sala de aula como mobilizador de um trabalho interdisciplinar. Tenho como objetivo refletir sobre a contribuição do lúdico na elaboração de um ...
    • Possibilidades de aprendizagens na pandemia de covid-19 

      Corte Real, Luciane Magalhães; Stepanski, Luciane Marilei Pereira; Picetti, Jaqueline Santos; Sirangel, Luisa Guazzelli (2021) [Artigo de periódico]
      O mundo já viveu muitas pandemias e pode-se dizer que cada uma delas modificou as relações interpessoais, como por exemplo a gripe espanhola, em que as pessoas tiveram que fazer isolamento e tomar cuidados para não infectar ...
    • Psicopedagogia : alguns conceitos básicos para reflexão e ação 

      Picetti, Jaqueline Santos; Marques, Tânia Beatriz Iwaszko (2016) [Capítulo de livro]
      Resumo não disponível
    • O que é psicopedagogia : uma breve revisão bibliográfica 

      Marques, Tânia Beatriz Iwaszko; Picetti, Jaqueline Santos (2016) [Capítulo de livro]
      Resumo não disponível