Navegação por Autor "Pereira, Alexsandro Pereira de"
Resultados 1-20 de 22
-
Uma abordagem conceitual e fenomenológica dos postulados da física quântica
Pereira, Alexsandro Pereira de; Pessoa Junior, Osvaldo; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2012) [Artigo de periódico]No presente trabalho, apresentamos uma discussão sobre os postulados da física quântica a partir de uma “tradução” do formalismo matemático para uma linguagem “operacional” e que envolve uma discussão conceitual e ... -
Uma abordagem CTS das máquinas térmicas na revolução industrial utilizando o RPG como recurso didático
Sabka, Diego Ricardo (2016) [Dissertação]O Ensino de Física em um mundo democrático requer mais práticas curriculares que abordem as implicações sociais da Ciência e da Tecnologia (C&T). Buscando articular uma visão marxista com pressupostos do movimento CTS, o ... -
Análise discursiva na formação inicial de professores: uma discussão conceitual sobre física quantica mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zender
Pereira, Alexsandro Pereira de; Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2008) [Trabalho completo publicado em evento] -
A aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciências
Pereira, Alexsandro Pereira de; Ostermann, Fernanda (2012) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta uma introdução à aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch. Um primeiro pressuposto da aproximação sociocultural é a noção de que a “ação mediada” é a unidade de análise. A partir dessa ... -
Astronomia Juruá para Comunidades Indígenas : vivências no processo de construção de colaborações com a escola indígena Nhamandu Nhemopuã
Lovison, Igor Dalbosco; Pereira, Alexsandro Pereira de; Pavani, Daniela Borges (2023) [Resumo publicado em evento] -
Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física
Pereira, Alexsandro Pereira de; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2009) [Artigo de periódico]Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre as concepções de futuros professores de física acerca da dualidade onda-partícula. Para tanto, foi necessário elaborar, validar e aplicar um instrumento ... -
De quem é a culpa? : uma análise sobre o fracasso escolar na disciplina de Física a partir dos enunciados de professores e estudantes
Silva, Fernanda Pontes (2022) [Dissertação]O Fracasso Escolar é tema de estudos nas áreas da Educação e da Psicologia há anos, em todo o globo. Esta dissertação se propõe a estender essas contribuições já conhecidas nessas esferas do conhecimento e investigar o ... -
Diagramas categoriais como ferramenta da pedagogia histórico-crítica no ensino de física : o caso da categoria concreta “Satélites artificiais”
Freitas, Daniel Batista de (2023) [Tese]A pedagogia histórico-crítica (PHC) é uma construção teórica de uma filosofia da educação contra-hegemônica, voltada para a educação da classe trabalhadora, que tem como fundamento basilar a concepção materialista de ser ... -
Distribuição conceitual no ensino de física quântica : uma aproximação sociocultural às teorias de mudança conceitual
Pereira, Alexsandro Pereira de (2012) [Tese]O presente trabalho apresenta um modelo alternativo para analisar a dinâmica das concepções no ensino de ciências, baseado na noção de “distribuição conceitual”. O objetivo central desse estudo é reconsiderar o problema ... -
O ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
Pereira, Alexsandro Pereira de; Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2009) [Artigo de periódico]O presente trabalho apresenta uma análise das interações discursivas de nove estudantes do curso de licenciatura em física em uma atividade didática mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. O objetivo desse ... -
Um estudo sobre a distribuição social da mente em atividades colaborativas nas aulas de física quântica
Pereira, Alexsandro Pereira de; Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2009) [Trabalho completo publicado em evento] -
Um exemplo de "distribuição social da mente" em uma aula de física quântica
Pereira, Alexsandro Pereira de; Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2012) [Artigo de periódico]Diversos estudos em psicologia, antropologia e sociologia desenvolveram a concepção na qual a mente é vista como algo que “se estende além da pele”. O presente trabalho apresenta, no âmbito do ensino de física quântica, ... -
Explorando a inserção de tópicos de física quântica em uma escola estadual um estudo sob a luz da perspectiva sociocultural
Rosa, Luiz Felipe de Moura da (2019) [Dissertação]A temática do presente estudo contempla duas linhas da área de Ensino de Física/Ciências, a saber: Linguagens e discurso e Inserção de tópicos de física moderna e contemporânea no ensino. Através do diálogo com a literatura ... -
A física e os instrumentos musicais construindo significados em uma aula de acústica
Silva, Douglas Krüger da (2017) [Dissertação]Este trabalho versa sobre desenvolver a habilidade de “reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos” (BRASIL, 2009, p.8) de uma ... -
Fundamentos de física quântica na formação de professores : uma análise de interações discursivas em atividades centradas no uso de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
Pereira, Alexsandro Pereira de (2008) [Dissertação]Neste trabalho apresentamos uma investigação sobre o ensino de física quântica na formação inicial de professores. Essa pesquisa foi desenvolvida junto a uma disciplina da sétima etapa do curso de Licenciatura em Física ... -
Implicações do conhecimento conectado para o ensino de física : uma análise do projeto gurias nas exatas
Gedoz, Laís (2019) [Dissertação]Segundo dados disponibilizados pelo CNPq o número de mulheres na graduação, mestrado e doutorado é maior do que o de homens. No entanto, a distribuição de mulheres em relação a área de atuação não é homogênea. No Brasil, ... -
A inferência à melhor explicação como heurística para o ensino de história da ciência na formação de professores de física
Rodrigues, Renato Felix (2021) [Tese]Esta tese busca desenvolver e implementar uma estrutura narrativa para abordar episódios da história da Ciência na formação de professores de Física. Suas bases teóricas são a Inferência à Melhor Explicação (IME) e a “visão ... -
Modos de discurso usados por licenciandos em física da UFRGS em questões sociocientíficas
Freitas, Daniel Batista de (2019) [Dissertação]Esta dissertação tem como pano de fundo o discurso dos movimentos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) difundidos no Brasil. Por meio da realização de dois grupos focais, procurou-se evidenciar quais modos de discurso que ... -
A ocorrência de ‘fala privada’ entre adultos : uma estratégia analítica para o estudo das funções intrapsicológicas no ensino de ciências
Pereira, Alexsandro Pereira de; Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2011) [Artigo de periódico]O presente trabalho apresenta um estudo sobre a fala privada em uma tarefa conduzida por um grupo de licenciandos em Física e mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. O objetivo desse estudo é verificar a ... -
Recursos e restrições nas explicações de futuros professores de física sobre mecânica quântica
Pereira, Alexsandro Pereira de; Ostermann, Fernanda (2012) [Artigo de periódico]Nesse trabalho, apresentamos um estudo sobre o papel da mediação textual no ensino de ciências. Esse estudo traz resultados preliminares de uma tese de doutorado, ainda em andamento, que investiga a formação inicial de ...