Navegação por Autor "Gil, Juca"
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Carreiras do magistério público : uma análise comparativa entre as redes de educação da região sul
Lança, Vitória (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Este estudo tem como o objetivo de estudar a carreira do magistério público de seis redes da região sul do Brasil, sendo três estaduais - Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina - e três municipais de capitais - Curitiba, ... -
Cinco anos de ações afirmativas na UFRGS : avaliação do desempenho da 1ª turma de ingressos na ESEF
Santos, Karen Morais dos (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]Nesse trabalho propomo-nos à discussão acerca da necessidade de termos políticas de Ações Afirmativas em nosso país. Pontuamos a trajetória de exclusão da população mais pobre de direitos básicos, como à educação pública ... -
A construção da Carreira Docente no Magistério Estadual do Rio Grande do Sul
Martins, Adriana Ferreira (2016) [Resumo publicado em evento] -
A (Des)Valorização do Magistério : os casos de Cachoeirinha e de Porto Alegre
Netto, Franciele Nepomuceno (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho trata da carreira docente, sobretudo no ensino público. Para situar o atual desenvolvimento da profissão em nosso país, pontuam-se diversos momentos históricos que guardam relação com a prática do ensino, ... -
Financiamento da educação no Brasil : diretrizes e metas do PNE – 2011/2020
Teixeira, Marcelo Costa (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]A Monografia discute aspectos relacionados à avaliação das diretrizes e metas do Projeto de Lei n° 8.035/2010, relativo ao Plano Nacional de Educação - 2011/2020 ,em tramitação no Senado Federal. A avaliação do texto do ... -
Jornada de trabalho docente e o cumprimento da Lei do Piso nas capitais
Jacomini, Márcia Aparecida; Gil, Juca; Castro, Edimária Carvalho de (2018) [Artigo de periódico]Neste artigo analisamos a duração e a composição das jornadas de trabalho do professor da Educação Básica das capitais. O objetivo é saber se a Lei nº 11.738/2008 estava sendo cumprida, em 2016. no aspecto relativo à ... -
A lei do piso e a jornada o trabalho docente nos estados
Jacomini, Márcia Aparecida; Gil, Juca; Castro, Edimária Carvalho de (2019) [Artigo de periódico]Com o objetivo de saber se a Lei 11.738/2008 (PSPN) estava sendo cumprida quanto à composição das jornadas de trabalho dos professores da educação básica pública das redes estaduais, analisamos sua duração e composição. ... -
Mapa dos planos de carreira docente no Brasil
Trein, Laura Dexheimer (2014) [Resumo publicado em evento] -
Mapa dos planos de carreira docente no Brasil
Trein, Laura Dexheimer; Gil, Juca (2015) [Artigo de periódico]O projeto “Mapa dos planos de carreira docente no Brasil”, fruto de atividade de iniciação científica, abrange uma etapa de coleta e análise de dados sobre os planos de carreira dos professores da Educação Básica pública ... -
Mapa dos planos de carreira docente no Brasil: uma análise das jornadas de trabalho e sua composição nas redes estaduais de ensino
Trein, Laura Dexheimer (2016) [Resumo publicado em evento] -
Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da UFRGS: linhas convergentes e paralelas
Luce, Maria Beatriz; Farenzena, Nalú; Peroni, Vera Maria Vidal; Franzói, Naira Lisboa; Gil, Juca (2012) [Artigo de periódico]O texto descreve o Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desde sua criação, em 1992, até a atualidade, dando relevo aos âmbitos do ensino, da produção científica, ... -
Observatório da Remuneração Docente no Município de Porto Alegre
Paula, Aline da Silva Rosa de (2013) [Resumo publicado em evento] -
PEC 015/2015: criação do FUNDEB PERMANENTE
Gluz, Micaela Passerino (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]O Este trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo analisar as propostas acerca do financiamento público para a educação básica brasileira, tendo em vista o encerramento da vigência do FUNDEB ao final do ano ... -
Políticas de financiamento da educação na Argentina, no Uruguai e no Brasil (1990–2014)
Farenzena, Nalú; Gil, Juca; Machado, Maria Goreti Farias; Mosna, Rosa Maria Pinheiro (2018) [Artigo de periódico]São analisadas políticas de financiamento da educação da Argentina, do Brasil e do Uruguai, abrangendo comparação entre os países e entre um período de governos progressistas (2003–2014) e a década de 1990, quando foram ... -
O projeto de lei do estatuto e plano de carreira do magistério público do Rio Grande do Sul
Martins, Adriana Ferreira (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho apresenta uma análise documental realizada sobre o Projeto de Lei do Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Público do Rio Grande do Sul (PL nº 114/73). O documento original foi localizado no arquivo da ... -
Remuneração Docente do Estado do Rio Grande do Sul
Lanca, Victoria (2013) [Resumo publicado em evento] -
Remuneração Docente na Prova Brasil 2011
Máximo, Renata Fragoso (2015) [Resumo publicado em evento] -
Remuneração e salário docente: Percepções a partir da produção acadêmica no continente Americano
Marques, Albertina Gioconda de Moraes (2014) [Resumo publicado em evento] -
Responsabilidades Governamentais no Financiamento da Educação Básica na Argentina, Brasil e Uruguai Juca Gil, Maria Goreti Farias Machado, Nalú Farenzena e Rosa Maria Pinheiro Mosna
Gil, Juca; Machado, Maria Goreti Farias; Farenzena, Nalú; Mosna, Rosa Maria Pinheiro (2020) [Artigo de periódico]O artigo compara responsabilidades governamentais no financiamento da educação básica da Argentina, do Brasil e do Uruguai. Compreende descrições sobre as especificidades dos países em dois períodos que contaram com governos ... -
Revista Fineduca – 10 anos de contribuição àpesquisa em financiamento da educação
Souza, Ângelo Ricardo de; Pinto, Jose Marcelino de Rezende; Gil, Juca; Jacomini, Márcia Aparecida; Farenzena, Nalú (2020) [Texto de apresentação/encerramento]