Navegação por Autor "Araujo, Ives Solano"
Resultados 21-40 de 210
-
Atividades de ensino de termodinâmica em nível médio no Colégio Estadual Cândido José de Godói
Mata, Sirlon Fialho (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]Resumo não disponível -
Atividades de modelagem computacional no auxílio à interpretação de gráficos da cinemática
Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela; Moreira, Marco Antonio (2004) [Artigo de periódico]Neste artigo analisamos as principais dificuldades dos estudantes na interpretação de gráficos da Cinemática e apresentamos dois subprodutos diretos de um trabalho de pesquisa voltado para a superação destas dificuldades. ... -
Atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica : uma alternativa para a ressignificação das aulas de laboratório em cursos de graduação em física
Heidemann, Leonardo Albuquerque; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2016) [Artigo de periódico]Ainda hoje são frequentes em aulas de laboratório de cursos de graduação em física atividades que levam os estudantes a agir mecanicamente na execução de roteiros excessivamente dirigidos, sem refletir suficientemente sobre ... -
Atividades experimentais e computacionais como recursos instrucionais que se complementam : um estudo exploratório no ensino de eletromagnetismo em física geral
Dorneles, Pedro Fernando Teixeira; Veit, Eliane Angela; Araujo, Ives Solano (2009) [Trabalho completo publicado em evento] -
Atividades experimentais e crenças de autoeficácia : um estudo de caso com o método episódios de modelagem
Selau, Felipe Ferreira (2017) [Dissertação]Parte da comunidade de pesquisa em ensino de Física tem devotado atenção ao estudo de métodos ativos de ensino que primam pela centralização do processo de ensino-aprendizagem no aluno. Além da aprendizagem conceitual, ... -
Barreiras à adoção de inovações didáticas: validação de um instrumento de avaliação institucional
Petter, Ana Amélia; Oliveira, Tobias Espinosa de; Lara, Gabriel Pegoraro de (2018) [Resumo publicado em evento] -
Breve introdução ao eletromagnetismo para o ensino médio : magnetismo
Oliveira, Vagner; Veit, Eliane Angela; Araujo, Ives Solano (UFRGS. Instituto de Física, 2015) [Apostila] -
Os caminhos da corrente elétrica: uma unidade didática sobre circuitos elétricos para o ensino médio.
Caovilla, Bruno Steffani (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Resumo não disponível -
Centro de Tecnologia Acadêmica da UFRGS como comunidade de prática e possibilidade de criação de espaços não formais de aprendizagem um estudo etnográfico
Mega, Daniel Farias; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2020) [Artigo de periódico]A promoção de autênticas experiências de aprendizagem na formação discente é um desafio para a maior parte das instituições de ensino. A busca por iniciativas já em andamento que possam contribuir para alcançar este objetivo ... -
Ciclos de modelagem : uma proposta para integrar atividades baseadas em simulações computacionais e atividades experimentais no ensino de Física
Heidemann, Leonardo Albuquerque; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2012) [Artigo de periódico]Neste trabalho, defendemos o desenvolvimento de ciclos de modelagem, conduzidos a partir das ideias de David Hestenes, como uma alternativa para nortear propostas didáticas que integrem atividades experimentais e atividades ... -
Circuitos elétricos e modelos científicos : uma experiência didática de abordagem epistemológica no Colégio Estadual Protásio Alves
Souza, Douglas Grando de (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Resumo não disponível. -
Comunidades de prática como espaços integradores nos Institutos Federais
Mega, Daniel Farias (2021) [Tese]A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), no ano de 2008, foi um marco significativo nas políticas públicas para a educação profissional no Brasil. Com o objetivo de ministrar, prioritariamente, ... -
Concepções e dificuldades dos professores de física no campo conceitual da modelagem científica
Brandão, Rafael Vasques; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2010) [Artigo de periódico]Modelos e modelagem científica são indispensáveis à construção do conhecimento científico e, portanto, devem ocupar um lugar de destaque no Ensino de Ciências. Neste estudo propomos uma estrutura conceitual de referência ... -
Conhecimento aberto na educação em ciências e tecnologia : um estudo para a construção de uma educação emancipatória em sociedades do conhecimento
Freitas, Marina Pinto Pizarro de (2020) [Dissertação]Promover uma educação dialógica e problematizadora, que fomente o engajamento pessoal de cada educando na sua emancipação e na luta pela superação das situações de injustiça e dependência em que se encontra, é o desejo de ... -
A construção do conceito de inovação didática à luz da teoria antropológica do didático : um ensaio teórico
Percheron, Felippe Santos (2021) [Dissertação]O uso cotidiano do termo “inovação” costuma ser associado ao lançamento de novos produtos ou serviços que proporcionam soluções para necessidades percebidas, ou a serem fomentadas em campanhas de marketing, para os mais ... -
Consumo e descarte de resíduos eletrônicos : uma abordagem temática com os três momentos pedagógicos para o ensino de Física com enfoque Freire-CTS
Lopes, Victória da R. (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Resumo não disponível -
A contrastação empírica de um modelo teórico sobre o movimento de corpos com massa variável como uma forma de promover discussões epistemológicas em aulas de física
Heidemann, Leonardo Albuquerque; Campomanes, Ricardo Robinson; Araujo, Ives Solano (2021) [Artigo de periódico]A incorporação de discussões sobre a natureza do conhecimento científico em atividades didáticas de Ciências é um elemento fundamental e bastante desafiador. Este artigo tem como objetivo apresentar a contrastação empírica ... -
Contribuições de um espaço de ensino não formal na formação de identidades de estudantes do ensino básico à luz da Teoria Social da Aprendizagem de Wenger : um estudo de caso no Centro de Tecnologia Acadêmica Júnior (CTA Jr.)
Weihmann, Guilherme (2022) [Dissertação]A desmotivação em aprender Física e a dificuldade dos alunos em atribuir significado a conteúdos apresentados em sala de aula são alguns dos problemas enfrentados pelo Ensino de Física nas escolas públicas do Brasil. Na ... -
Crenças de autoeficácia em aprender Física e trabalhar colaborativamente : um estudo de caso com o método Team-Based Learning em uma disciplina de Física Básica
Oliveira, Tobias Espinosa de; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2019) [Artigo de periódico] -
Crenças de autoeficácia e sua relação com a adoção de inovações didáticas: validação de um instrumento de avaliação institucional
Lara, Gabriel Pegoraro de; Petter, Ana Amélia; Oliveira, Tobias Espinosa de (2018) [Resumo publicado em evento]