Listar por autor "Martini, Rosa Maria Filippozzi"
Mostrando ítems 1-20 de 26
-
Análise de um processo pela pluralidade de suas vozes : a formação de professores para o ensino médio através dos seus currículos
Bohn, Mariasinha Beck (2003) [Tesis]O estudo procura investigar o processo de formação de professores para o ensino médio através dos currículos de três cursos de licenciatura - História, Letras e Matemática. Dirige a sua análise para a verificação das ... -
Analítica da ação pedagógica : do discurso explicativo ao uso didático da linguagem
Zaslavsky, Alexandre (2010) [Tesis]O presente trabalho é uma investigação em filosofia da educação, no contexto teórico da Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas. Trata-se de propor um conceito de ação pedagógica dentro das categorias habermasianas ... -
Antecipação de Kant ao problema das vertentes epistemológica e ética da educação
Martini, Rosa Maria Filippozzi (1993) [Artículo de periódico] -
Aporias da performance na educação
Conte, Elaine (2012) [Tesis]O trabalho discute o conceito de performance na esfera pedagógica, que ficou submetido a uma racionalidade instrumental e objetivista, incidindo na pedagogização dos processos formativos e na orientação para uma educação ... -
A competência comunicativa como um telos para o agir pedagógico
Oliveira, Adil Antônio Alves de (2003) [Tesis de maestría]Esta Dissertação resulta de uma pesquisa teórica que explora a teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas. Discuto alguns conceitos desta teorização —tais como ação e racionalidade comunicativa—, com o intuito de ... -
O comunitarismo de Michael Walzer e as interfaces com a educação
Godoy Junior, Valdy José (2013) [Tesis]Na pesquisa pedagógica, é comum que a articulação conferida entre filosofia e educação ocorra a partir de pressupostos conceituais amplos, aquilo que convencionou-se chamar de ideal de formação. Nesse sentido, caberia a ... -
Conversando a gente se entende? : sugestões para uma proposta escolar de formação da competência ético-discursiva : um estudo de caso
Zaslavsky, Alexandre (2003) [Tesis de maestría]O presente estudo refere-se a uma investigação qualitativa voltada à formação da competência ético-discursiva. O referencial teórico é a Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, e sua Ética do Discurso. A pesquisa ... -
Educação no contexto da modernidade e pós-modernidade : avaliação da produção intelectual do Programa de Pós-Graduação em Educação FACED/UFRGS
Wagner, Everson Rafael; Martini, Rosa Maria Filippozzi (2000) [Resumen publicado en evento] -
Educação no contexto da modernidade e pós-modernidade : avaliação da produção intelectual do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRGS
Wagner, Everson Rafael; Martini, Rosa Maria Filippozzi (1999) [Resumen publicado en evento] -
Educação técnico-científica emancipatória nos IFETs : um olhar através de Habermas e Freire
Zatti, Vicente (2012) [Tesis]Atualmente o crescimento econômico brasileiro demanda, de forma crescente, mão de obra com qualificação técnica e tecnológica e, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) são criados nesse contexto ... -
Ética docente : estudo sobre o juízo moral do professor
Andrade, Jakeline Alencar (2008) [Tesis]O presente estudo sobre ética docente consiste na análise descritiva e interpretativa da apropriação do cotidiano escolar através de reflexão e tomada de consciência dos professores sobre o dever ser da profissão e de como ... -
A filosofia transcendental de Kant como fundamento normativo de uma filosofia da educação com propósitos cosmopolitas : educar para a paz e para o desenvolvimento moral
Besen, Carlos Henrique; Martini, Rosa Maria Filippozzi (2001) [Resumen publicado en evento] -
A formação da cidadania no cenário educacional brasileiro : avanço ou retrocesso
Müller, Kelli Cristina (2007) [Tesis de maestría]Este estudo pretende desenvolver de forma teórica, conceitual e histórica a questão da cidadania no cenário das diversas etapas da história da educação brasileira. Pretende também verificar como a idéia de cidadania tem ... -
Gadamer : fundamentando uma proposta para o estudo do estresse no bloco cirúrgico
Caregnato, Rita Catalina Aquino; Martini, Rosa Maria Filippozzi; Lautert, Liana (2005) [Artículo de periódico]Este artigo faz uma reflexão sobre fundamentação filosófica sustentando a metodologia para estudar o estresse dos profissionais que trabalham no Bloco Cirúrgico. A pesquisa qualitativa permite acesso compreensivo ao mundo ... -
Habermas e a crítica do conhecimento pedagógico na pós-modernidade
Martini, Rosa Maria Filippozzi (1996) [Artículo de periódico]Este estudo questiona a fonnação do professor articulando a história da educação brasileira com a história das idéias filosóficas. Baseado em minha tese de doutorado, Ação Comunicativa e Ação Educativa: recuperando o 'eros' ... -
Habermas e a transformação pós-moderna do conceito de formação
Martini, Rosa Maria Filippozzi (2000) [Artículo de periódico]A relação entre educação e formação na modernidade é destacada para analisar a transformação da categoria formação no contexto do pensamento pós-moderno de Habermas. A teoria da ação comunicativa de Habermas destranscendentaliza ... -
Iluminismo, Piaget e a compreensão do papel da relação entre autonomia e socialização na educação
Besen, Carlos Henrique; Martini, Rosa Maria Filippozzi (2002) [Resumen publicado en evento] -
Inscrição de um próprio ao nome na escrita do nome próprio
Dieter, Leandro (2004) [Tesis de maestría]A escrita do nome próprio tem ocupado um lugar privilegiado na aprendizagem, operador por excelência, a partir do qual podem-se realizar uma série de permutações em suas letras, emprestando-se a constituir outros nomes. ... -
Jürgen Habermas, Paulo Freire e a crítica à cidadania como horizonte educacional : uma proposta de revivificação da educação popular ancorada no conceito de sujeito social
Pitano, Sandro de Castro (2008) [Tesis]Esta tese se caracteriza como um trabalho bibliográfico, que aborda a obra de Paulo Freire e Jürgen Habermas, dimensionando e pondo em evidência o vigor diferenciado que oferecem para as reflexões em torno da Educação ... -
Por uma pedagogia da arquitetura : formação crítica e tradição da profissão : fundamentação e discussão de uma proposta de prática crítica e reconstrutiva do ensino de arquitetura
Jantzen, Sylvio Arnoldo Dick (2001) [Tesis]Esta tese estuda as condições de possibilidade de um conhecimento arquitetônico. A pesquisa também propõe uma pedagogia da arquitetura oposta às tecnicidades ainda vigentes no ensino de arquitetura. O estudo articula ...