Listar por autor "Biazus, Maria Cristina Villanova"
Mostrando ítems 1-20 de 56
-
Ação de Linguagem e Mineração de dados : níveis de complexidade na análise de textos
Corrêa, Ygor (2016) [Tesis]Esta é uma pesquisa quali-quantitativa que tem por base teórico-epistemológica o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e a Teoria da Complexidade, uma vez que ambas as teorias contribuem para a compreensão da ação de ... -
Agências do artificial e do humano : uma análise de noções do humano na inteligência artificial a partir de perspectivas sociais e culturais
Wild, Rafael (2011) [Tesis]Esta tese analisa noções construídas sobre o ser humano que são apropriadas com fins tecnológicos, em sistemas computacionais produzidos por praticantes da Inteligência Artificial. Foi desenvolvido com base em um trabalho ... -
AprenDi - Módulo II - APRENDIZAGEM DINAMIZADA POR OBJETOS - tecnologia para múltiplas propostas de aprendizagens tendo a em arte como fio condutor.
Silva, Bruno Dorneles da (2010) [Resumen publicado en evento] -
Aprendizagem dinamizada por objetos – tecnologia para múltiplas propostas de aprendizagem tendo a arte como fio condutor
Costa, Gustavo Sander (2007) [Resumen publicado en evento] -
Aprendizagens em Arte
Poll, Carolina Rodrigues; Spolavori, Tiago Fernandes; Selbach, Leonardo Centeno (2007) [Resumen publicado en evento] -
Aprendizagens em arte
Couto, Jessica Fonseca do (2007) [Resumen publicado en evento] -
A arte-educação na comunidade Restinga : andanças e mudanças
Orio, Raquel Verginia Rodrigues (2013) [Tesinas de grado]O trabalho aborda a arte-educação baseada na comunidade. Os motivos do trabalho, objetivos e desafios são tratados na Introdução bem como a ligação da autora com a Restinga, bairro localizado na periferia de Porto Alegre. ... -
Arte e identidade : uma experiência pedagógica no Ensino Fundamental.
Bocklage, Clarissa de Moraes (2011) [Tesinas de grado]Na vida contemporânea, saber-se quem se é tornou-se um fenômeno complexo. A sociedade está calcada em comportamentos estereotipados e pré-fabricados. Esse trabalho objetiva refletir sobre algumas questões sobre como a arte ... -
A atuação das interfaces não-convencionais na educação
Torrezzan, Cristina Alba Wildt; Reategui, Eliseo Berni; Behar, Patrícia Alejandra; Biazus, Maria Cristina Villanova; Costa, Patrícia da Silva Campelo (2011) [Artículo de periódico]Este artigo apresenta uma discussão acerca da inclusão de materiais educacionais digitais com interfaces não-convencionais no contexto escolar. Tais interfaces têm como característica uma forte interatividade entre a máquina ... -
Avaliando uma proposta de trabalho modular no ciberespaço : análise e possibilidades
Biazus, Maria Cristina Villanova; Axt, Margarete (1998) [Artículo de periódico] -
Ballet contágio : tecnologias da arte e da imagem
Moehlecke, Vilene (2011) [Tesis]Nesse trabalho, problematizamos as experimentações vividas com um Grupo de Dança Contemporânea, denominado de Ballet Contágio, configurado a partir de usuários de um CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. Nesse sentido, ... -
Cadernos, pincéis e netbooks : modulações tecnológicas em uma escola da rede pública de ensino básico
Spohr, Fúlvia da Silva (2015) [Tesis]Este estudo aborda a questão da inserção tecnológica de uma escola da rede pública de ensino básico sob a perspectiva da relação de modulação dessa rede sócio-técnica que inclui a cognição os objetos técnicos e a instituição, ... -
Cartografias de si e a produção estética na escola.
Garbin, Leonardo Gonçalves (2011) [Resumen publicado en evento] -
"Coisas que as pessoas sabem" : computação e territórios do senso comum
Wild, Rafael; Maurente, Vanessa Soares; Maraschin, Cleci; Biazus, Maria Cristina Villanova (2011) [Artículo de periódico]A inteligência artificial constrói, através da computação, sistemas com capacidades especiais na medida em que são capazes de realizar tarefas elaboradas para as quais a inteligência humana seria, em princípio, essencial. ... -
CONSTRUMED : metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico
Torrezzan, Cristina Alba Wildt (2014) [Tesis]A presente tese tem como finalidade elaborar uma metodologia para a construção de materiais educacionais digitais (MEDs), a qual integre orientações técnicas, gráficas e pedagógicas. O objetivo é colaborar para a prática ... -
Corpos associados : interatividade e tecnicidade nas paisagens da arte
Oliveira, Andreia Machado (2010) [Tesis]A presente tese aborda os graus de interatividade presentes na experiência com e na obra de arte. O ato de experienciar na obra de arte nos mostra que qualquer experiência se constitui por relações intensivas entre corpos ... -
Criatividade e inovação : desafios e possibilidades da Realidade Virtual (RV) no contexto da educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics)
Moro, Roberta Gerling; Biazus, Maria Cristina Villanova (2019) [Trabajo completo publicado en evento] -
DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM VIRTUAL PARA USO EM ENGENHARIA
Silva, Flávia Pereira da; Grassi, Andre Soares; Meurer, Heli; Cabral Junior, Paulo Augusto de Freitas; Boucinha, Rafael Marimon (2013) [Resumen publicado en evento] -
Dialogia e Autopoiésis : forma e conteúdo da arte colaborativa/interativa virtual, observações sobre a desorganização e reorganização estética
Breda, Sissi Aida (2013) [Resumen publicado en evento] -
Docência no ensino superior e tecnologia na educação: uma construção do conhecimento na perspectiva dialógica
Nhanisse, Cacilda Rafael (2019) [Tesis]O presente estudo tem como objetivo compreender como (alguns) professores, atuantes em cursos de graduação da Universidade Pedagógica de Moçambique, se relacionam com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na ...