Listar por autor "Aragón de Nevado, Rosane"
Mostrando ítems 1-20 de 27
-
Ágora digital : o cuidado de si no caminho do diálogo entre tutor e aluno em um ambiente virtual de aprendizagem
Santos, Vanice dos (2012) [Tesis]A presente Tese de Doutorado investiga as relações entre a filosofia, a partir dos conceitos de cuidado de si e de diálogo e os processos de educação a distância. Incide sobre as relações estabelecidas entre tutor e aluno, ... -
Ambiente informatizado como meio para desenvolver a autonomia nos alunos
Santos, Cristiane Ramos dos (2010) [Tesinas de grado]O presente trabalho tem por objetivo demonstrar como o ambiente informatizado pode auxiliar o desenvolvimento da autonomia nos alunos, constituindo-se, assim, como um espaço importante no ambiente escolar. Cada vez mais, ... -
Análise de concepções e práticas docentes de língua estrangeira usando tecnologias : um estudo de caso
Tartaruga, Maria Virginia Peyré (2010) [Tesinas de grado]Este trabalho insere-se no campo pedagógico de Processos de Ensino e Aprendizagem, especificando-se no uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na educação de línguas estrangeiras. O estudo tem como objetivo ... -
Análise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental
Diehl, Kátia (2010) [Tesinas de grado]O presente trabalho busca relatar e analisar minha prática docente durante o estágio curricular supervisionado, realizado no período de 12 de abril de 2010 à 16 de junho de 2010, em uma escola pública da rede estadual de ... -
Aprendizagem num contexto de educação a distância : impactos na formação de professores
Peixoto, Analissa Scherer (2010) [Tesis de maestría]Essa pesquisa investiga os impactos da proposta teórico-metodológica da interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II sobre o processo de reconstrução e tomada de consciência das concepções ... -
Brincando de conversar na cooperativa do conhecimento : o processo de apropriação da interface de chat por crianças de séries iniciais
Bittencourt, Juliano de Vargas (2006) [Tesis de maestría]O presente estudo desenvolveu-se na perspectiva de entrelaçar as pesquisas em Interação Humano- Computador – IHC com a Epistemologia Genética de Jean Piaget, visando delinear possíveis intersecções entre esses dois domínios ... -
COMPREENSÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APOIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Millan, Gerson Luiz; Aragón de Nevado, Rosane (2016) [Resumen publicado en evento] -
Concepção e prática do ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo de caso em um curso de pedagogia a distância
Serres, Fabiana Fattore (2010) [Tesis de maestría]A presente dissertação, cujo objetivo principal é analisar como as alunasprofessoras conceberam e praticaram o ensino da Matemática no decorrer das interdisciplinas de Matemática do Curso de Pedagogia a Distância da ... -
Concepção ingênua : mediação e respeito à realidade psiquíca da criança
Kosmaliski, Bárbara Carvalho (2010) [Tesinas de grado]Este trabalho de conclusão de curso busca evidenciar como as intervenções do professor podem ajudar os alunos a reverem suas concepções ingênuas, aproximando-se, gradativamente, do conhecimento formal ou cientificamente ... -
A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz (2008) [Tesis de maestría]Esta pesquisa, cujo objetivo principal é a análise da construção da função do tutor no âmbito do Curso de Pedagogia Licenciatura na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD), é um estudo ... -
Contribuições da formação de professores para o uso das TICs na escola : um estudo de caso no Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul
Trindade, Elizabeth Sarates Carvalho (2010) [Tesis de maestría]Este estudo, de cunho qualitativo, busca analisar como o processo de apropriação tecnológica das professoras-alunas no curso de graduação em Pedagogia-Licenciatura, na modalidade à distância, da Universidade Federal do Rio ... -
Da presença virtual : um estudo sobre a transferência em contexto de educação a distância
Silva, Iranice Carvalho da (2010) [Tesis]As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, em particular a internet, vem produzindo efeitos de diversas ordens no modus de viver dos sujeitos humanos em geral, e em particular, nos seus modos de pensar a educação. ... -
Os desafios da avaliação dialógica no cotidiano da sala de aula
Molina, Ivana (2010) [Tesinas de grado]O presente trabalho tem como finalidade analisar os desafios e implicações que a avaliação dialógica pode desencadear numa sala de aula da escola pública da periferia do município de Alvorada do Estado do Rio Grande do ... -
Desenho manual e modelagem geométrica : o desenvolvimento da lógica do espaço na representação gráfica
Silva Júnior, Antônio Pedro (2007) [Tesis de maestría]Esta dissertação aborda a natureza e o desenvolvimento da lógica geométrica do espaço envolvida na execução de representações gráficas, tanto manuais quanto digitais, de objetos tridimensionais. Para este propósito, ... -
Um estudo das concepções dos docentes sobre a estruturação do curso de licenciatura em química da REGESD, na modalidade a distância
Ramos, Adriana de Farias (2009) [Tesis de maestría]Esta proposta de dissertação de mestrado tem por finalidade apresentar um estudo das relações entre as concepções epistemológicas de docentes de Química e os principais pressupostos que estruturam a matriz curricular do ... -
Explorando objetos de aprendizagem na tv digital : estudo de caso de alternativas de interação
Gomes, Fabio de Jesus Lima (2009) [Tesis]Apesar da tecnologia digital disponível atualmente, alguns pesquisadores predizem que o papel no apoio à leitura será uma das tarefas mais difíceis de mudar no mundo digital. Entretanto, o papel se mostra estático e não ... -
Ler o mundo, compreender a palavra : ambiente alfabetizador como espaço de construções sociocognitivas
Ferronatto, Sônia Inês (2005) [Tesis de maestría]Esta dissertação aborda as construções sociocognitivas de sujeitos adultos durante o processo de alfabetização, em ambiente alfabetizador, entendido como espaço físico e social que promove interações. A proposta pedagógica ... -
Limites e afetividade na opinião de pais e professores
Lopes, Honorina Conceição Rozendo (2011) [Tesinas de grado]As leituras sobre limites e afetividade nos levaram a realizar uma pesquisa focalizando o que os pais e os professores pensam sobre educar com limites e afetividade e qual seriam os papéis da família e da escola neste ... -
Metamorfose: Projetos de Aprendizagem
Moraes, Rosária Lanziotti; Kosmaliski, Barbara Carvalho; Castro, Marion Lopes dos Santos; Beltrão, Rosane Rodrigues (2010) [Resumen publicado en evento] -
Observação e exploração do entorno como meio para incrementar o interesse na aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunos
Albrecht, Daniela Alcebíades da Silva (2010) [Tesinas de grado]Este trabalho descreve e analisa a prática realizada durante o estágio curricular do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura Modalidade a Distância da UFRGS, com uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental. A ...