Browsing by Author "Fagundes, Léa da Cruz"
Now showing items 1-20 of 91
-
Alterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo
Rosa, Marlusa Benedetti da; Fagundes, Léa da Cruz; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo (2012) [Journal article]O presente trabalho é parte da pesquisa de doutorado na área da informática na educação que propõe mediante um estudo experimental gerar indicadores para a constituição de um modelo curricular que integra a tecnologia ... -
Ambientes, objetos e dialogicidade : uma estratégia de ensino superior em heurísticas e metaheurísticas
Cordenonsi, Andre Zanki (2008) [Thesis]O ensino de heurísticas e metaheurísticas é disperso na estrutura educacional superior brasileira em disciplinas da graduação e pós-graduação. De acordo com o plano de ensino do professor e sua concepção pedagógica, estas ... -
Aprender matemática : tornar-se sujeito da sociedade em rede
Hoffmann, Daniela Stevanin (2006) [Dissertation]A presente dissertação estuda relações entre o processo de aprendizagem de Matemática e o perfil do sujeito da Sociedade em Rede a partir das interações registradas na Lista de Discussão de e-mail da disciplina de Computador ... -
Aprendizagem cooperativa em ambientes telemáticos
Tijiboy, Ana Vilma; Maçada, Debora Laurino; Santarosa, Lucila Maria Costi; Fagundes, Léa da Cruz (1999) [Journal article] -
Aprendizagem e hiperdocumento : a vinculação entre a linguagem hipertextual e a construção de sistemas conceituais
Lacerda, Rosália Procasko (2013) [Thesis]Este estudo busca investigar como os sujeitos, durante os projetos de aprendizagem, organizam e reestruturam suas ideias no registro em hiperdocumento. Esta proposta integrou a elaboração de mapas conceituais à construção ... -
Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem
Bona, Aline Silva de; Mattos, Eduardo Britto Velho de; Rosa, Marlusa Benedetti da; Pescador, Cristina Maria; Fagundes, Léa da Cruz; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo (2012) [Journal article]O presente estudo consiste na análise de relatos de experiências baseados nos depoimentos de professores a respeito de sua prática com Projetos de Aprendizagem desenvolvidos dentro do projeto um computador por aluno – UCA, ... -
Apresentação*
Fagundes, Léa da Cruz; Vicari, Rosa Maria (1999) [Introductory and closing remarks] -
Uma arquitetura pedagógica apoiada em tecnologias da informação e comunicação : processos de aprendizagem em química no ensino médio
Lindner, Edson Luiz (2009) [Thesis]A necessidade urgente de mudanças no Ensino Médio do Brasil motivou o pesquisador desta tese a propor mudanças na forma tradicional de se trabalhar a Química com os estudantes. Com a evolução das tecnologias de informação ... -
Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica
Eichler, Marcelo Leandro; Fagundes, Léa da Cruz (2005) [Journal article]Os entendimentos sobre a aquisição da linguagem e sobre as estruturas cognitivas estão em debate no seio das ciências cognitivas. Isso se dá apesar de um grupo de acadêmicos, de forma retórica, insistir em desmerecer o ... -
Autoria, cooperação e aprendizagem em comunidade virtual construída e protagonizada por educadores e aprendizes de telecentros : uma possibilidade a partir da pedagogia de projetos de aprendizagem integrada ao ambiente AMADIS
Voelcker, Marta Dieterich (2006) [Dissertation]Esta pesquisa analisa as mudanças em curso na sociedade decorrentes das novas tecnologias da informação e comunicação. Estuda-se o informacionalismo como novo modo de desenvolvimento que instaura novas regras de organização ... -
Uma base de dados para compartilhamento de experiências no uso de mapas conceituais no acompanhamento de processos de conceituação
Dutra, Italo Modesto; Johann, Stéfano Pupe; Piccinini, Carlos Augusto; Fagundes, Léa da Cruz (2006) [Journal article]A utilização de um referencial construtivista piagetiano para o uso dos mapas conceituais levou à construção de um modelo de acompanhamento dos processos de conceituação. Esse modelo visa a estabelecer um referencial teórico ... -
CAVI - Criando Ambientes Virtuais Interativos
Valentini, Carla Beatris; Grings, Eliane Schlemmer; Fagundes, Léa da Cruz; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach (1999) [Journal article] -
Compreensão, autoria e ética : movimentos e possibilidades em curso de gestão pública a distância
Biancamano, Mary da Rocha (2007) [Thesis]Dentro do espaço proporcionado pelo Laboratório de Linguagem de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição, na linha de pesquisa Ambientes Informatizados e Educação a Distância, do Programa de Pós-Graduação em Informática ... -
Conceitos de professores em curso de formação à distância sobre mudanças na educação mediadas pelas NTICS
Berger, Daniela; Couto, Maria Clara Pinheiro de Paula; Petry, Paulo Padilla; Fagundes, Léa da Cruz (2002) [Abstract published in event] -
A construção do conhecimento, as intervenções metodológicas e os novos saberes e fazeres na cultura digital rural
Porciúncula, Mauren Moreira da Silva (2010) [Thesis]As tecnologias digitais de informação e comunicação estão modificando a nossa cultura, não só a urbana, como também a rural, principalmente com o surgimento da Agroinformática. Este momento histórico vem sendo denominado ... -
Construindo objetos de aprendizagem e pensando em geometria
Lucchesi, Eduardo Melloni; Silva, Paula Aguiar da; Silva, Vinicius Teixeira da; Lima, Cristiano Lopes; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Fagundes, Léa da Cruz (2006) [Complete work published in event] -
A cooperação e/ou a colaboração no Espaço de Aprendizagem Digital da matemática
Bona, Aline Silva de; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Fagundes, Léa da Cruz (2011) [Journal article]Nesse trabalho apresentamos os resultados parciais da pesquisa-ação de doutorado na qual conceituamos espaço de aprendizagem digital para a matemática valendo-se de elementos fundamentais para a aprendizagem como a cooperação ... -
Cooperação na complexidade : possibilidades de aprendizagem matemática suportadas por tecnologias digitais
Bona, Aline Silva de; Schäfer, Patrícia Behling; Fagundes, Léa da Cruz; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo (2011) [Journal article]O presente trabalho busca abordar o conceito de aprendizagem cooperativa de forma aplicada por meio de um estudo de caso desenvolvido na interface da área da Matemática com as Tecnologias da Informação e Comunicação. A ... -
Criando uma plataforma para Projetos de Aprendizagem : desafios e reflexões no desenvolvimento do AMADIS
Bittencourt, Juliano de Vargas; Zortéa, James; Junqueira, Lilian Maus; Mendonça, Robson; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Fagundes, Léa da Cruz; Menezes, Crediné Silva de; Aragón, Rosane (2006) [Complete work published in event] -
Cultura digital e aprendizagem cooperativa
Bona, Aline Silva de; Morais, Anuar Daian de; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Fagundes, Léa da Cruz (2012) [Journal article]O trabalho é uma pesquisa bibliográfica de conceitos importantes para a área da Informática na Educação como: redes, ciberespaço, cibercultura, interação e aprendizagem cooperativa na cultura digital. A base teórica para ...