Navegação por Título
Resultados 110251-110270 de 269215
-
O ensino/aprendizagem de francês em escolas estaduais de ensino médio de Porto Alegre
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Resumo não disponível -
Ensino-aprendizagem de Francês Língua Estrangeira (FLE) no Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão (NELE) em contexto de ensino remoto : reflexões sobre teoria, planejamento e prática docente
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo desta monografia é apresentar a transição do ensino presencial para o ensino remoto emergencial (ERE) no Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão (NELE) e analisar e discutir possibilidades de planejamento e ... -
Ensino/Aprendizagem de Latim: avaliação de quatro métodos
(2009) [Resumo publicado em evento] -
Ensino-aprendizagem de matemática através da construção de materiais didáticos
(2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho visa examinar a relevância de utilizar a construção de materiais didáticos como estratégia para o ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Médio. É inicialmente falado sobre materiais manipulativos, com ... -
O ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas
(2009) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho teve como fonte de dados, uma oficina de matemática, que foi realizada, em caráter experimental, em uma escola estadual, situada no município de Porto Alegre, durante o primeiro semestre de 2009. A análise ... -
Ensino-aprendizagem de matemática no ensino fundamental utilizando software
(2004) [Resumo publicado em evento] -
Ensino-aprendizagem de textos argumentativos : formulando e reformulando práticas de sala de aula na educação básica
(2017) [Tese]Esta tese apresenta a pesquisa de doutorado cujo objetivo é compreender a contribuição dos estudos de Guedes (2009) para a qualidade dos textos argumentativos de alunos do Ensino Médio, a partir do desenvolvimento das ... -
O ensino-aprendizagem em dança na construção das noções de espaço e de tempo
(2007) [Dissertação]Esta pesquisa busca investigar como ocorre a construção das noções de espaço e de tempo na dança em um grupo de doze crianças de cinco a oito anos. Além disso, o trabalho observa ainda a possível relevância das experiências ... -
Ensino-aprendizagem em Gerontologia e Odontogeriatria na Faculdade de Odontologia da UFRGS
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]A mudança de paradigma no ensino em Odontologia vem acontecendo no Brasil e no mundo. Nas instituições de ensino superior brasileiras, a transformação vem ocorrendo principalmente a partir da implantação das Diretrizes ... -
Ensino, aprendizagem e motivação em diferentes contextos educacionais na abordagem do conteúdo soluções
(2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho teve por objetivo investigar a motivação para a aprendizagem do conteúdo Soluções em cinco contextos educacionais diferentes ao longo de cinco semestres, entre os anos de 2019 e 2021. Esses contextos contemplaram ... -
O ensino-aprendizagem interativo e colaborativo de FLE na escola
(2011) [Tese]Este trabalho considera que há práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem de língua estrangeira em contexto escolar que podem contribuir para uma reflexão teórica cujos desdobramentos enriquecerão não só projetos de ... -
Ensino baseado em casos na Engenharia de Produção - UFRGS
(2000) [Resumo publicado em evento] -
O ensino bilíngüe é uma forma de garantir a preservação dos dialetos numa comunidade italo-brasileira?
(1994) [Resumo publicado em evento] -
Ensino bilíngue para surdos português/libras: análise de concepções e perspectivas em um município do Paraná
(2022) [Resumo publicado em evento] -
O ensino colaborativo e a aprendizagem cooperativa na formação de professores de língua estrangeira : uma proposta de diálogo entre as abordagens
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho propõe a reflexão sobre a formação de professores de língua estrangeira e como essa formação reage aos desafios da atualidade, sob o olhar do ensino colaborativo e da aprendizagem cooperativa. Para isso, ... -
O ensino colaborativo no programa Idiomas sem fronteiras como prática de formação pedagógica
(2016) [Resumo publicado em evento] -
Ensino coletivo de flauta transversal : um estudo de caso nas oficinas culturais SESI-música
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]A presente pesquisa foi desenvolvida junto à turma coletiva de flauta transversal do projeto social “Oficinas Culturais SESI- música”, no bairro Morada do Vale I, em Gravataí-RS. Este trabalho teve como objetivo principal ... -
Ensino coletivo de violão : um estudo de caso acerca da atuação de docentes em um projeto de educação musical em Porto Alegre-RS
(2024) [Trabalho de conclusão de graduação]O ensino coletivo de violão tem sido uma das principais práticas de educação musical dentro de diferentes contextos de ensino, surgindo como uma oportunidade de democratização do ensino de música e tornando acessível o ... -
Ensino como ensaio para abrir os corpos : uma didática do acesso pela pele
(2020) [Artigo de periódico]Este artigo aproxima ensino e ensaio como práticas laborais de aprimoramento técnico e exercício do pensamento. Fomentado por estudos prévios acerca destas nuances comparativo-operativas e pela experiência docente de uma ... -
Ensino como prática reflexiva: aprendizagens de um estágio docente em disciplina de graduação em pedagogia
(2019) [Resumo publicado em evento]