Navegação por Título
Resultados 109289-109308 de 266279
-
O ensino de ciências e biologia e a sala de aula invertida : uma tendência contemporânea
(2019) [Dissertação]A pesquisa propõe que aspectos da “Sala de Aula Invertida”, podem impulsionar outras metodologias diferenciadas, pois poderá possibilitar uma “escuta sensível”, a “reflexão-ação” e a “aprendizagem significativa”. A pesquisa ... -
Ensino de Ciências e de Biologia: um potente mediador à Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER)
(2019) [Resumo publicado em evento] -
Ensino de ciências e educação ambiental através da contação de histórias
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Resumo não disponível. -
Ensino de ciências e educação das relações étnico-raciais : relações discursivas, recontextualização e possibilidades de articulação a partir da Base Nacional Comum Curricular
(2020) [Dissertação]O propósito deste trabalho é investigar as relações discursivas entre Ensino de Ciências e Educação das Relações Étnico-raciais emergentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)/Ensino Fundamental e documentação curricular ... -
Ensino de Ciências e Educação para a conservação: uma relação possível
(2007) [Resumo publicado em evento] -
Ensino de ciências e matemática no Brasil : um estudo cientométrico sobre a interdisciplinaridade e a internacionalização da área e de seus programas de pós-graduação
(2020) [Tese]A Área Ensino é interdisciplinar por definição e vem valorizando a composição de corpos docentes com formação em diferentes Áreas do Conhecimento. A interdisciplinaridade é um fenômeno complexo e multidimensional, que pode ... -
Ensino de ciências em espaços não formais : possibilidades e limitações
(2022) [Dissertação]Esta pesquisa apresenta uma investigação das perspectivas para o processo de ensino e de aprendizagem em ciências no âmbito de um espaço não formal. Entendemos como pressuposto as potencialidades dos espaços não formais, ... -
O ensino de ciências em Guiné-Bissau : história, currículos e práticas
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho investiga sobre a situação atual da formação de professores de Ciências Naturais na República da Guiné-Bissau (RGB). Além disso, busca identificar as influências da proposta coordenada por Demétrio ... -
Ensino de ciências e os desafios do século XXI : entre a crítica e a confiança na ciência
(2020) [Artigo de periódico]O presente ensaio reflete sobre o papel do ensino de ciências frente aos desafios colocados pelas diferentes questões sociocientíficas que permeiam a sociedade contemporânea. Na medida em que a ciência desempenha importante ... -
Ensino de Ciências e pandemia : desafios, estratégias e práticas nos anos finais do ensino fundamental em São Francisco de Paula-RS
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Durante a pandemia do Covid - 19 a sociedade enfrentou e ainda enfrenta muitos problemas. Nesta pesquisa serão tratados os problemas relacionados ao ensino de Ciências , onde o ensino remoto foi adota do pelo sistema ... -
O ensino de Ciências Humanas para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia – Licenciatura da UFRGS
(2016) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho constitui-se de uma problematização do currículo do Curso de Pedagogia da UFRGS, com ênfase nas Ciências Humanas – identificadas no Curso pelo componente curricular EDU 02064 – Ciências Sócio-Históricas, o ... -
Ensino de ciências na 5ª. série através de software educacional : o despertar da física
(2007) [Trabalho completo publicado em evento] -
Ensino de ciências na 5a. série através de software educacional : o despertar para a física
(2008) [Dissertação]Este trabalho descreve a produção e uso de quatro objetos de aprendizagem informatizados, tipo jogos lógicos, na busca do prazer pelo aprendizado dos conceitos físicos no Ensino Fundamental. Procuramos empregar uma metodologia ... -
O ensino de ciências na educação de jovens e adultos em escolas da rede municipal de Porto Alegre/RS
(2019) [Dissertação]A presente pesquisa teve como objetivo investigar como o Ensino de Ciências é narrado pelos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas da rede municipal de Porto Alegre/RS, buscando compreender como esses ... -
O ensino de ciências na educação de jovens e adultos em uma escola da rede pública de ensino em Porto Alegre, RS
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho busca analisar a forma como são ministradas (escolhidas) as temáticas ambientais, as circunstâncias sociais que levam os indivíduos (educadores) a apropriar-se do assunto e o porquê da ausência de temas ... -
O ensino de ciências na modalidade EJA : reflexões sobre os conhecimentos advindos das realidades dos educandos
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho pretende responder a seguinte questão: Como o Ensino de Ciências (EC) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é pensado a partir dos conhecimentos advindos das realidades dos educandos? A problemática foi ... -
O ensino de ciências nas escolas do campo a partir da análise da produção acadêmica
(2020) [Artigo de periódico]Este artigo é um estudo quali-quantitativo de caráter bibliográfico que tem como objetivo investigar as publicações realizadas entre 2013 à 2019 que contemplem os temas Educação do Campo, Clube de Ciências, Educação em ... -
O ensino de ciências naturais com ênfase na alfabetização científica de estudantes com deficiência visual
(2020) [Dissertação]A comunicação, observação e exploração visual embasam o ensino de Ciências Naturais, especialmente no âmbito dos anos finais do ensino fundamental. Tal fato é a causa de dúvidas por parte dos professores que ao se depararem ... -
O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : ressignificando a formação de professores
(2014) [Tese]A pesquisa O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: ressignificando a formação de professores analisou dois Projetos Pedagógicos de cursos de Pedagogia, quanto ao ensino de Ciências, estabelecendo relações com as ...