Educação Física Escolar Indígena: o Programa Segundo Tempo e sua importância na revitalização dos jogos tradicionais das crianças do povo Baré na Escola Municipal de Terra Preta- Rio Negro – Manaus/ Amazonas
dc.contributor.author | Pereira, Jhones Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.author | Azevedo, Paulo Henrique (orientador) | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-05-15T17:12:54Z | |
dc.date.available | 2012-05-15T17:12:54Z | |
dc.date.issued | 2006-05-02 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/40846 | |
dc.description | Monografia apresentada no Curso de Especialização do centro de Edcuação à distância da Universidade de Brasília em 02 de maio de 2006. O documento integra o acervo institucional do Programa Segundo Tempo/Ministério do Esporte. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa mostra a importância da inserção do Programa Segundo Tempo na revitalização dos jogos tradicionais das crianças Baré, da Comunidade Indígena Terra Preta - Manaus/ Amazonas. Analisa a forma como o Programa pode contribuir para a inclusão social dessas crianças em esportes não tradicionais praticados por determinada comunidade. Aborda a relevância de se revitalizar e manter os jogos tradicionais desse povo, como forma de contribuir para a preservação dos saberes milenares indígenas; além de proporcionar às crianças e adultos, constante divertimento e convívio social prazeroso e harmonioso. A condução metodológica da investigação partiu da análise de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, cujas técnicas de pesquisa foram: roteiro aberto (questionário) de entrevista; observação participante e o registro de observações a respeito do cotidiano da comunidade. Para registrar os dados coletados foram utilizados os seguintes instrumentos: gravador e diário de campo. A escolha desses instrumentos foi um indicativo da comunidade Baré, que demonstrou uma certa preocupação, em não poder contribuir para o teor desta, por não dominarem muito bem a escrita. Este trabalho apresenta uma abordagem histórica do Povo Baré, enfocando o lúdico indígena, os jogos tradicionais e não tradicionais da etnia e a inclusão social que o Programa Segundo Tempo poderá abranger. Os resultados evidenciam que o Programa Segundo Tempo, em articulação com as comunidades indígenas, pode contribuir para a revitalização do patrimônio material e imaterial dos Povos Indígenas | pt_BR |
dc.format.medium | 69 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Programa Segundo Tempo | pt_BR |
dc.subject | Jogos indígenas | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Manaus, AM | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Esporte | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | Educação Física Escolar Indígena: o Programa Segundo Tempo e sua importância na revitalização dos jogos tradicionais das crianças do povo Baré na Escola Municipal de Terra Preta- Rio Negro – Manaus/ Amazonas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.description.origem | Doação | pt_BR |
dc.description.origin | Programa Segundo Tempo | pt_BR |
dc.description.vinculoufrgs | Não | pt_BR |
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