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dc.contributor.authorCarolino, Henrique Carlospt_BR
dc.contributor.authorSantos, Claudia Maria Goulart dos (orientadora)pt_BR
dc.date.accessioned2012-05-15T17:12:52Z
dc.date.available2012-05-15T17:12:52Z
dc.date.issued2006-05pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/40835
dc.descriptionMonografia apresentada no curso de Especialização em Esporte Escolar no Centro de Ensino à Distância da Universidade de Brasília, em 2006. O documento integra o acervo institucional do Programa Segundo Tempo/Ministério do Esporte.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho monográfico tenta demonstrar que o recreio escolar (intervalo entra as aulas) nas escolas públicas do município de Fortaleza, estado do Ceará, Brasil, pode ser melhorado em qualidade pedagógica, diminuído de incidências de ocorrências disciplinares (bullying), acidentes e outros fatos provocados por atitudes comportamentais dos alunos. Observa-se que durante esse período os alunos ficam normalmente sem supervisão e sem atividades direcionadas, o que naturalmente provoca aquelas ocorrências e problemas de indisciplina. Após a aplicação de um programa chamado Recreio Dirigido em 5 (cinco) escolas públicas, verificou-se que o índice de bullying e de acidentes nesse horário diminuiu drasticamente, em mais de 57%, o que fez com que esse Programa integrasse a partir de então o Plano de Desenvolvimento da Escola. Conclui-se, portanto, que na medida em que os alunos são incentivados a prática esportiva e recreativa dirigida e planejada no horário do recreio escolar, os índices de indisciplina, acidentes, violências e outras ocorrências tendem a diminuir trazendo maior aproveitamento educacional para os mesmos.pt_BR
dc.format.medium47 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrograma Segundo Tempopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectJogos e Brincadeiraspt_BR
dc.subjectFortaleza, CEpt_BR
dc.titleA aplicação do esporte escolar, jogos e recreação, a partir do Programa SegundoTempo, como instrumentos para minimizar e conter atitudes violentas, indisciplina e acidentes durante o recreio dos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas do município de Fortalezapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.description.origemDoaçãopt_BR
dc.description.originPrograma Segundo Tempopt_BR
dc.description.vinculoufrgsNãopt_BR


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