Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilveira, Fernando Lang dapt_BR
dc.date.accessioned2014-07-30T02:04:16Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98920pt_BR
dc.description.abstractUm modelo para a potência de tração de veículos automotores como função da velocidade do veículo, da resistência ao rolamento nas rodas e do arrasto aerodinâmico do ar é proposto. Um teste empírico para o modelo, baseado em dados sobre a potência nominal máxima e a velocidade máxima de 155 veículos é apresentado, corroborando o modelo de que a potência máxima está relacionada com o cubo da velocidade máxima.pt_BR
dc.description.abstractA model for a motor vehicles' tractive power as a function of the speed, the rolling resistance on their wheels, and the air's aerodynamic drag force, is proposed. Based on both nominal top power and top speed data of 155 vehicles, an empiric test for this model is presented, and corroborates the assumption that the top power is related to the cube of the top speed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 33, n. 1 (jan./mar. 2011), 1304, 7 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTractive poweren
dc.subjectMecânicapt_BR
dc.subjectTraçãopt_BR
dc.subjectVehicle top speeden
dc.subjectArraste de arpt_BR
dc.subjectRolling resistanceen
dc.subjectVelocidadept_BR
dc.subjectAir's drag forceen
dc.titlePotência de tração de um veículo automotor que se movimenta com velocidade constantept_BR
dc.title.alternativeTractive power of a motor vehicle moving at constant speed en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000788498pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples