Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLima Júnior, Paulopt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Fernando Lang dapt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2014-07-29T02:05:02Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98899pt_BR
dc.description.abstractA análise de sobrevivência é um método estatístico muito utilizado nas ciências da saúde, possuindo aplicações em outras áreas do conhecimento. Seu objeto de estudo é o tempo entre eventos, geralmente chamado “tempo de vida”. Neste trabalho, investiga-se a possibilidade de aplicação da análise de sobrevivência ao estudo do tempo de permanência de estudantes diplomados, evadidos e desligados de um curso de graduação em física. Como resultado, percebe-se que este método é adequado, permitindo descrever quando a evasão e a diplomação ocorrem e quais fatores estão relacionados à permanência prolongada no curso. O objetivo deste trabalho é o de fazer uma breve introdução ao tema, exemplificando sua aplicação ao estudo do fluxo escolar de alunos de física de uma universidade brasileira. Acreditamos que este trabalho representa uma contribuição metodológica relevante para pesquisadores interessados no tema da evasão e da retenção nos cursos de formação científica na medida em que a análise de sobrevivência constitui um instrumento eficiente de descrição e compreensão do fluxo escolar.pt_BR
dc.description.abstractSurvival analysis is a statistical method widely used in health sciences with applications in other fields. Its object of study is the time between events, usually called “survival time”. This paper investigates the possibility of applying survival analysis to study students’ retention, dropout and degree in an undergraduate Physics course. As a result, it is possible to notice that survival analysis is a suitable method, enabling one to describe when dropouts and degrees are more likely to occur and what factors are related to retention in this course. The goal of this work is to make a brief introduction to survival analysis, illustrating its application to the study of students flow from a Physics course in a Brazilian university. We believe this paper is an actual methodological contribution to researchers interested in the topic of dropout and retention in science education since survival analysis is an efficient tool for describing and understanding student flow.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 34, n. 1 (jan./mar. 2012), 1403, 10 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise de sobrevivênciapt_BR
dc.subjectSurvival analysisen
dc.subjectFluxo escolarpt_BR
dc.subjectStudent flowen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDropouten
dc.subjectRetentionen
dc.titleAnálise de sobrevivência aplicada ao estudo do fluxo escolar nos cursos de graduação em física : um exemplo de uma universidade brasileirapt_BR
dc.title.alternativeSurvival analysis applied to student ow in undergraduate physics courses : an example from a brazilian universityen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000824836pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples