Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, Flavia Rezende Valle dospt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorFerraz, Gleicept_BR
dc.date.accessioned2014-07-26T02:09:33Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98779pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho permitiu mapear o estado da arte da produção nacional recente sobre o ensino de física que pode servir como uma primeira aproximação µa área. A análise inicial, que distribuiu todos os trabalhos publicados no período de 2000 a 2007 em temáticas utilizadas nas ultimas edições dos eventos científicos referentes ao ensino de física, mostrou que a produção se concentra na temática ensino-aprendizagem. Esta tendência expressa uma visão instrumentalista da pesquisa em ensino e muitas vezes tecnicista do processo educativo, que visa basicamente ao fornecimento de subsídios ao professor para melhorar o desempenho do aluno. Pela análise de conteúdo dos resumos foi possível perceber que, em geral, a ênfase é colocada nos aspectos cognitivos do ensino-aprendizagem de física, deixando-se de fora outros aspectos envolvidos e assim, não fazendo justiça µa complexidade do processo. Este resultado indica a necessidade de maior investimento na pesquisa teórica, que permita uma reflexão mais profunda e a compreensão das muitas dimensões do processo educativo. A distribuição dos 100 trabalhos sobre ensino-aprendizagem de física em subtemáticas indicou que a produção se apoia sobre um tripé: desenvolvimento de experimentos para o laboratório didático, que concentra a maior parte dos trabalhos, seguida de propostas de metodologias e estratégias de ensino e da elaboração de recursos didáticos. O predomínio de trabalhos de cunho descritivo sugere a necessidade de fomentar a cultura de pesquisa que de fato leve µa produção de conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents the state of the art of the recent national publication on the teaching and learning of physics that can be a starting point to first approaching the area. The initial analysis, that distributed all the papers published since 2000 to 2007 in the themes used in academic conferences related to the teaching of physics showed that the publication concentrates on the theme of Teaching and Learning. This trend expresses an instrumentalist view of the educational research and a technicist view of education that aim basically to supply teachers with resources to improve students' performance. The abstracts' content analysis showed that, in general, the emphasis is put on the cognitive aspects, not making justice to the complexity of the process. This result indicates the necessity of investment on theoretic research, which allows a deeper reflection and comprehension of all the dimensions involved in the educational process. The distribution of a hundred papers on the teaching and learning of physics in subthemes indicated that research is supported on a tripod: development of experiments for didactic laboratory, which concentrates great part of the papers, followed by proposals of teaching methodologies and strategies and elaboration of instructional resources. The predominance of descrip- tive papers suggests the necessity of fomenting the research culture that leads to the production of knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 31, n. 1 (mar. 2009), 1402, 8 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching and learning of physicsen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectState of the artm academic publicationen
dc.subjectMetodologia da pesquisapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectProdução científica : Ensino de física : Brasilpt_BR
dc.titleEnsino-aprendizagem de física no nível médio : o estado da arte da produção acadêmica no século XXIpt_BR
dc.title.alternativePhysics teaching and learning at high school level : the state of art of academic publication in the 21st centuryen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000707627pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples