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dc.contributor.advisorTeixeira, Marco Antonio Pereirapt_BR
dc.contributor.authorSaldanha, Marcelo Bravo Cassalespt_BR
dc.date.accessioned2014-07-19T02:11:28Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98291pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetivou investigar qualitativamente a adaptabilidade de carreira de trabalhadores-estudantes, descrevendo como percebem seus recursos de adaptabilidade e os expressam no dia-a-dia. Entendeu-se que este público vivencia uma situação de transição de carreira ao desempenhar simultaneamente os papeis de trabalhador e de estudante, o que exige mais de sua capacidade de adaptação e consequentemente gera maior ativação de sua adaptabilidade de carreira. Participaram deste nove trabalhadores estudantes de nível superior de graduação de universidades particulares da cidade de Porto Alegre. A coleta de dados foi feita utilizando uma entrevista semiestruturada aplicando a estratégia teaching the test proposta por Savickas e Porfeli (2011), que consiste em aplicar uma escala e discutir as respostas com o participante. Foi utilizada a versão brasileira da Escala de Adaptabilidade de Carreira como objetivo de abordar aspectos relacionados aos construtos investigados, sendo o material verbal produzido analisado através de análise temática. Os resultados são apresentados em duas seções: percepções sobre o manejo dos papeis de trabalhador e estudante e percepções sobre a adaptabilidade de carreira. Cada tema ou subtema foram ilustrados com excertos representativos. Discutem-se as limitações do estudo e sugerem-se possibilidades para estudos futuros.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to investigate qualitatively the career adaptability working-students, describing how they perceive their adaptability resources and express daily. It was understood that the public experiences a situation of career transition to simultaneously play the roles of worker and student, which requires more of your adaptability and consequently generates greater activation of their career adaptability. Participated in this nine workers postsecondary students graduate of private universities in the city of Porto Alegre. Data collection was done using a semistructured interview applying the strategy teaching the test proposed by Savickas e Porfeli (2011), which consists of applying a scale and discuss the answers with the participant. We used the Brazilian version of the Scale of Career Adaptability aimed to address issues related to the constructs investigated and verbal material produced analyzed using thematic analysis. The results are presented in two sections: perceptions about the management of student and worker roles and perceptions of career adaptability. Each theme or subtheme were illustrated with excerpts representative. We discuss the limitations of the study and suggest up possibilities for future studies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCareer adaptabilityen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectWorker-studenten
dc.subjectCareer developmenten
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectRoles salienceen
dc.titleAdaptabilidade de carreira em trabalhadores-estudantes do ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000921286pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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