Show simple item record

dc.contributor.authorCunha, João Fabricio Flores dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Alexandre Rocha dapt_BR
dc.date.accessioned2014-07-03T02:04:41Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1807-8893pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/97202pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objeto de estudo a Trilogia das Cores, do diretor polonês Krzysztof Kieślowski (1941-1996), composta por Azul (1993), Branco (1994) e Vermelho (1994). Realiza-se uma argumentação de caráter teórico sobre o posicionamento no campo político dos princípios da Revolução Francesa na Trilogia. O objetivo é compreender como os valores revolucionários são micropoliticamente trabalhados em cada um dos filmes que a compõe. Sustentado por uma ideia de "cinema menor", este artigo desconstrói as associações sugeridas pela tradução brasileira do título dos filmes ao evidenciar como, paradoxalmente, valores como liberdade, igualdade e fraternidade são experienciados transversalmente no cotidiano dos personagens, e contradiz seu diretor ao reconhecer a indissociabilidade das estratégias molares e moleculares que fazem desta trilogia uma expressão do cinema político do fim do século XX.pt_BR
dc.description.abstractThis paper’s object of study is the Three Colors trilogy, by the Polish director Krzysztof Kieślowski (1941-1996), composed by Blue (1993), White (1994) and Red (1994). We discuss theoretically the positioning of the French Revolution’s values in the political field in the trilogy. The objective is to comprehend how the revolutionary values are micropolitically worked in each one of the movies that compose it. Based in an idea of a “minor cinema”, this article deconstructs the connections suggested by the Brazilian translation of the movie’s titles by showing how, paradoxically, values such as liberty, equality and brotherhood are experienced transversally in the characters’ quotidian, and contradicts its director by recognizing the inseparability of the molar and molecular strategies which make this trilogy one expression of the political cinema of the end of the 20th century.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEm Questão : revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Vol. 20, n.1 (jan./jun. 2014), p. 247-268pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectCrítica cinematográficapt_BR
dc.subjectFilmen
dc.subjectMicropoliticsen
dc.subjectKieślowskien
dc.subjectThree coloursen
dc.titleEntre o maior e o menor : sentidos políticos dos valores da Revolução Francesa na Trilogia das Cores, de Krzysztof Kieślowskipt_BR
dc.title.alternativeBetween major and minor : political meanings of the French Revolution’s values in Krzysztof Kieślowski’s Three Colors trilogyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000920355pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record