Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPassos, Camila Greffpt_BR
dc.contributor.authorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.date.accessioned2014-07-03T02:04:36Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1982-5153pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/97186pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho visamos analisar as relações da dinâmica curricular, institucional e organizacional do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS, para verificar a adequação da atual proposta curricular ao conjunto de princípios determinados nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Os dados foram trabalhados a partir de uma estrutura analítica integrada à luz das contribuições de Goodson (1997), Moreira (2005) e Apple (2006). Para tanto, realizamos a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, um breve estudo histórico dos movimentos curriculares do Curso e das súmulas das disciplinas e aplicamos questionários com os docentes e licenciandos. Os resultados apontam que a atual matriz curricular manteve uma organização disciplinar, priorizando o trabalho dos conhecimentos acadêmicos, frente os demais que compõem o conhecimento profissional do docente de Química. Diante dos dados apurados, entendemos que as configurações curriculares analisadas expressaram relações diretas com a dinâmica organizacional e institucional que subjazem suas construções.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is aimed at analyzing the relations between the curricular, institutional and organizational dynamics at the Chemistry Teacher Eduacation Course at UFRGS to verify the adjustment of the current curricular proposal to the set of principles established by the National Curricular Guidelines. The data were worked on from an integrated analytical framework in the light of contributions by Goodson (1997), Moreira (2005) and Apple (2006). To do so, we performed a document analysis of the Course Pedagogical Project and the summary of the subjects, a brief background study of the Course’s curricular movements and applied questionnaires with the faculty and undergraduates. The results show that the current curricular matrix maintained a disciplinary organization prioritizing academic knowledge work, over the others that comprise professional knowledge of the Chemistry faculty. From the data ascertained, we understand that the analyzed curricular configurations express direct relations with the organizational and institutional dynamics that underlie its constructions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAlexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Florianópolis, SC. Vol. 7, n. 1 (maio 2014), p. 209-234pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReforma curricular : Licenciatura : Químicapt_BR
dc.subjectCurricular reformsen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectChemistry teacher education courseen
dc.subjectTeacher formationen
dc.titleReformulações curriculares do curso de licenciatura em Química da UFRGS : influências, contextos e práticaspt_BR
dc.title.alternativeCurricular reforms in the Chemistry teacher education course at UFGRS : influences, contexts and practicesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000919688pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples