Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Silvia Generali dapt_BR
dc.contributor.authorColomby, Renato Kochpt_BR
dc.date.accessioned2014-07-02T02:07:04Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/97151pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo identificou quais são as práticas de gestão de pessoas em três diferentes organizações do terceiro setor: Junior Achievement, Doutorzinhos e Instituto Dias da Cruz. Tendo como foco a atração e retenção, realizaram-se entrevistas estruturadas com voluntários e gestores responsáveis por estes processos, além de observação e análise documental. Em suas práticas, verificou-se que as organizações não governamentais possuem em comum, predominantemente, o contato com outras ONGs para auxilio na captação de voluntários, a dependência e escassez de pessoas disponíveis para a prática do voluntariado. Porém, além da causa, porte e número de voluntários, diferem entre si quanto ao processo seletivo e formas de suporte e acompanhamento impactando diretamente na retenção destes voluntários. Como resultados, obteve-se que estas instituições necessitam de um maior nível de organização, planejamento e estruturação de parcerias para acréscimo do número de voluntários e redução dos índices de rotatividade. Sugeriram-se melhorias pontuais para as ONGs quanto a seus processos de gestão e conclui-se com uma proposição de processos integrados que visa facilitar o entendimento e maximização de resultados para essas organizações e possa ser utilizado como base para outras ONGs.pt_BR
dc.description.abstractThis study identified what are the practices of people management in three nongovernmental organizations; Junior Achievement, Doutorzinhos, and Instituto Dias da Cruz. The study focuses on the attraction and retention of volunteers. Structured interviews with volunteers and responsible managers, observational analysis, and document research were all conducted. In this practice, it was found that nongovernmental organizations use, predominantly, contact with other NGOs to aid in attracting and finding volunteers. However, beyond question, size and number of volunteers, they differ in the selection process and in the ways to support and followup with the volunteers, which directly impacts the retention of these volunteers. As a result, it was found that these institutions require a higher level of organization, planning and structuring partnerships to increase the number of volunteers and reduce turnover rates. We suggest specific improvements for NGOs regarding their management processes. This paper concludes with a proposition of integrated processes to facilitate the understanding and maximizing results for these organizations to serve as a model for other NGOs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPeople managementen
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectTerceiro setorpt_BR
dc.subjectThird sectoren
dc.subjectAttractionen
dc.subjectRetaining volunteersen
dc.titlePráticas de atração e retenção de voluntários em organizações do Terceiro Setorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000918775pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples