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dc.contributor.advisorBarcellos, Marcia Dutra dept_BR
dc.contributor.authorMarchesi, Andrépt_BR
dc.date.accessioned2014-06-28T02:09:08Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/97028pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como principal objetivo estudar dois elos da cadeia de carne bovina premium no Rio Grande do Sul. Em primeiro lugar, descreveu-se o perfil e hábitos de compra dos consumidores de carne bovina em Porto Alegre. Buscou-se traçar as preferências de consumo em função dos principais locais de compra, os principais responsáveis pela compra, bem como estimar a frequência de compra, os cortes bovinos premium preferenciais, e os quesitos que definiriam, segundo a opinião do entrevistado, uma carne bovina de qualidade premium, e um aumento no volume comprado atualmente. O segundo elo estudado foi uma indústria frigorífica produtora de carne bovina premium, com o foco de identificar os principais gargalos enfrentados, tanto em questão governamental, quanto de mercado, assim como identificar oportunidades e formas de minimização destes gargalos. Quanto aos gargalos citados pela indústria frigorífica, foram cinco os principais: agregação de valor a toda a carcaça do animal, mão-de-obra, matéria-prima, tecnologia e marketing. Concluiu-se que um maior investimento em marketing, reduzindo este gargalo, impulsionaria os demais elos da cadeia de carne bovina premium, o que minimizaria os demais gargalos.pt_BR
dc.description.abstractThis current work had as main objective to study two links in the premium bovine meat supply chain, in Rio Grande do Sul. Firstly, the profile of premium bovine meat consumers was described, as well as its buying habits in Porto Alegre. Consumption preferences were traced in terms of main buying places, the responsible for buying, as well as buying frequency, the preferred premium beef cuts, and the characteristics that would define, in consumers’ opinion, a premium bovine meat and an increment of the volume bought by them. The second link studied was a frigorific industry that produces premium bovine meat, aiming to discover the main bottlenecks faced, both in governmental as in market situations, and opportunities to its growth, as well as ways of minimizing the discovered bottlenecks. In matters of the bottlenecks, five were cited by the industry responsible: adding value to the whole animal carcass, hand labor, raw material, technology and marketing. It was concluded that increasing the investment in marketing, reducing directly this bottleneck, could boost other links in premium bovine meat chain, what would minimize other bottlenecks.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumer profileen
dc.subjectCadeia produtivapt_BR
dc.subjectCarne bovinapt_BR
dc.subjectPremium bovine meaten
dc.subjectQualityen
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectProduction chainsen
dc.titleAnálise da produção de uma indústria e do consumo de carne bovina Premium no Estado do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000919768pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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