Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarcellos, Marcia Dutra dept_BR
dc.contributor.authorPetry, Caroline Daniellept_BR
dc.date.accessioned2014-06-28T02:09:03Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/97016pt_BR
dc.description.abstractConsiderado um dos proponentes de soluções para problemas sociais de diversas ordens, o microcrédito ganhou visibilidade mundial depois que Muhammad Yunus e seu banco, o GRAMEEN Bank, dividiram o prêmio Nobel em 2006. Visto como uma política social de inclusão de marginalizados, o microcrédito espalhou-se pelo mundo como uma ferramenta de inclusão de pessoas marginalizadas pelo sistema convencional bancária. Assim surgiu a PORTOSOL, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) de caráter social que faz pequenos empréstimos a pequenos empreendedores independente do seu registro formal. Operam com sistemas mais flexíveis, quase que eliminando as tradicionais garantias, procurando minimizar as burocracias nas operações. Na ideia original de Yunus, os empréstimos só poderiam ser obtidos a um grupo de tomadores, que ficavam responsáveis pelo pagamento do valor total, fazendo o papel de avalistas deles mesmo. Porém, quando aplicado essa política no Brasil, houve adaptações como a criação da modalidade individual com uma taxa de juros menos atrativa se comparada a coletiva, mas mais atrativa se comparado as fornecidas pelos bancos convencionais. Considerando esses aspectos, esse estudo tem como objetivo identificar os fatores que influenciam na escolha do tipo de modalidade do microcrédito na OSCIP PORTOSOL. Para isso, foi analisado os motivos e os critérios que levam os indivíduos a tornarem-se tomadores de crédito e o perfil dos clientes da instituição estudada. Foi realizada também pesquisa exploratória qualitativa, através de entrevistas com os beneficiários do crédito e gestores da entidade, além de observação direta. Esse estudo reconheceu os motivos e critérios na escolha da modalidade de crédito como consequência do perfil dos clientes da PORTOSOL. De modo geral, são pessoas com poucos estudos que passam dificuldades para se sustentar e pagar suas contas e, veem no microcrédito, a possibilidade de aumento de renda.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectMicrocréditopt_BR
dc.titleFatores que influenciam na escolha do tipo de modalidade do microcrédito : um estudo de caso na OSCIP Portosolpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000918315pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples