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dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorBarros, Claudia Sofia Monteiro dept_BR
dc.date.accessioned2014-06-28T02:08:44Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96987pt_BR
dc.description.abstractOs profissionais que atuam em organizações sociais desempenham um importante papel na sociedade. Várias dessas organizações atuam em lacunas onde o Estado não se faz plenamente presente. Dentre as áreas de atuação no Terceiro Setor, estão as que se debruçam sobre as questões raciais. Os movimentos sociais negros atingiram conquistas que ajudaram a reduzir as disparidades sociais existentes. Entre esses movimentos estão as organizações da sociedade civil que denunciam as mazelas que assolam essa população. Neste sentido, é importante que essas organizações possuam competências necessárias para realizar esse trabalho, com vistas a alcançar seus resultados. O objetivo deste estudo, portanto, foi identificar e descrever as competências necessárias aos colaboradores que atuam numa instituição de Terceiro Setor que busca preservar as Tradições Afro-Brasileiras. Metodologicamente, optou-se pelo estudo de caso com abordagem qualitativa. Para coleta de dados, optou-se pela entrevista semiestruturada e observação. Para entrevista optou-se em coletar os dados com os atuais colaboradores e os que atualmente, não se encontram na organização. A partir dos relatos dos pesquisados, foi possível identificar e descrever as competências consideradas necessárias para o desempenho das atividades e as competências coletivas descritas a partir desses relatos. Os resultados podem ser utilizados pela organização como subsídio para capacitar e admitir novos colaboradores, além de contribuir para futuros trabalhos realizados tanto em organizações sociais como em estudos relacionados à questão racial.pt_BR
dc.description.abstractProfessionals who work in social organizations play an important role in society. Several of these organizations operate in gaps where the state does not fully present. Among the areas in which the Third Sector , are those that focus on racial issues . The black social movements achieved victories that helped reduce social disparities exist. Among these movements are the civil society organizations that denounce the ills plaguing this population. In this sense , it is important that these organizations possess necessary skills to perform this work, in order to achieve their results . The aim of this study therefore was to identify and describe the skills needed for employees who work at an institution of Third Sector that seeks to preserve the Afro-Brazilian traditions. Methodologically, we chose the case study with a qualitative approach . For data collection, we opted for semi-structured interviews and observation. To interview it was decided to collect data with current employees and those who currently are not in the organization. From the reports of respondents, it was possible to identify and describe the skills deemed necessary for the performance of activities and collective competencies described from these reports. The results can be used by the organization as a subsidy to train new employees and to admit and contribute to future work performed both in social organizations as in studies related to race.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBlack culture and identityen
dc.subjectCompetência organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão socialpt_BR
dc.subjectThird sectoren
dc.subjectCompetenceen
dc.subjectCompetency mappingen
dc.titleGestão Social : mapeamento de competências requeridas aos colaboradores de uma organização socialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000918368pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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