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dc.contributor.advisorZen, Aurora Carneiropt_BR
dc.contributor.authorSilva Júnior, Airton Juares Carvalho dapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-28T02:07:04Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96961pt_BR
dc.description.abstractO movimento da responsabilidade social empresarial ganhou consistência e relevância no cenário mundial. Mesmo com posições divergentes a respeito do tema, parece haver algum consenso de que as organizações são responsáveis e devem se envolver com questões sociais e ambientais. O Banco BETA desenvolveu em 2003 uma estratégia de negócios chamada Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável em diversas localidades do Brasil respeitando seus aspectos sociais e culturais. Esse projeto deveria integrar as premissas de sustentabilidade para os negócios do Banco BETA, de forma efetiva, para além do marketing ou de uma responsabilidade social marginal. No entanto, mesmo em empresas de grande porte, a construção do desenvolvimento sustentável não depende apenas delas, as transformações exigidas são profundas e é necessário o engajamento de todos envolvidos, cada um contribuindo com diferentes conhecimentos, habilidades, experiências, repertórios e até mesmo visões divergentes. Este estudo tem como proposta analisar a importância desse trabalho participativo, mobilizando diversos agentes para se alcançar os objetivos propostos dessa estratégia na cidade de Porto Alegre, onde o DRS é desenvolvido dentro do ramo de profissionais da beleza, que englobam por sua vez manicures, cabeleireiros, esteticistas entre outros. No estudo de caso, foram usadas entrevistas em profundidade como metodologia para a obtenção de dados e análise de aderência junto aos envolvidos no programa.pt_BR
dc.description.abstractThe corporate social responsibility movement gained consistency and relevance on the world. Even with divergent views, there is some consensus that organizations are responsible and need to engage with social and environmental problems. The Banco Beta in 2003 developed a business strategy called Sustainable Regional Development (SRD), which aims to contribute to sustainable development in several locations in Brazil respecting their social and cultural aspects. This project should include the assumptions for sustainable business Bank BETA, effectively, above to marketing or a marginal social responsibility. But even the more powerful companies, the construction of sustainable development depends not only on them, big changes are required and depend on the engagement of all , each contributing with different skills, abilities, experiences, repertoires and even divergent views. This study is to analyze the importance of participatory work, mobilizing various actors to achieve the proposed objectives of this strategy in the city of Porto Alegre, where the DRS is developed within the beauty professionals, that encompass turn manicures , haircuts, beauticians and others. In the case study, was used as deep interviews methodology for data acquisition and analysis involved in adherence with the program.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSustainable developmenten
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectConsultationen
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectParticipatory worken
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.titlePlano de negócios do DRS do Banco Beta : um estudo com profissionais da beleza em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000918081pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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