A língua portuguesa como ferramenta de política externa brasileira : da criação da CPLP ao plano de ação de Brasília
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2013Autor
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Resumo
Esta monografia trata da diplomacia cultural brasileira entre os anos de 1996, quando da criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e 2010, ano de lançamento do Plano de Ação de Brasília, com destaque para as políticas de internacionalização da língua portuguesa. Recorrendo a três teorias das Relações Internacionais, este trabalha busca explicar por que um país opta por difundir sua cultura no exterior e quais ganhos essa prática pode lhe oferecer. No caso do Brasil, observam ...
Esta monografia trata da diplomacia cultural brasileira entre os anos de 1996, quando da criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e 2010, ano de lançamento do Plano de Ação de Brasília, com destaque para as políticas de internacionalização da língua portuguesa. Recorrendo a três teorias das Relações Internacionais, este trabalha busca explicar por que um país opta por difundir sua cultura no exterior e quais ganhos essa prática pode lhe oferecer. No caso do Brasil, observamos que a difusão da língua portuguesa é executada multilateralmente na CPLP, bilateralmente através da Rede Brasileira de Ensino no Exterior (RBEx), mantida pelo Itamaraty, e através de projetos levados a cabo por Instituições de Ensino Superior do país. Esta política de promoção cultural tem crescido bastante no Brasil, no entanto, ainda está abaixo do grau esperado, se considerarmos o peso político e econômico do país no sistema internacional. ...
Abstract
This thesis addresses the Brazilian cultural diplomacy between 1996, when the Community of Portuguese-Speaking Countries (CPLP) was created, and 2010, when the Brasília Action Plan was launched, highlighting the policies for the internationalization of the Portuguese language. Resorting to three IR theories, this paper seeks to explain why a country chooses to promote its culture abroad and which benefits this action can provide for it. Concerning Brazil, we observe that the promotion of the Po ...
This thesis addresses the Brazilian cultural diplomacy between 1996, when the Community of Portuguese-Speaking Countries (CPLP) was created, and 2010, when the Brasília Action Plan was launched, highlighting the policies for the internationalization of the Portuguese language. Resorting to three IR theories, this paper seeks to explain why a country chooses to promote its culture abroad and which benefits this action can provide for it. Concerning Brazil, we observe that the promotion of the Portuguese language is carried out multilaterally through the CPLP, bilaterally through the Brazilian Teaching Network Abroad (RBEx), kept by the Brazilian Ministry of Foreign Affairs (MRE), and through projects realized by Brazilian Higher Education Institutions (HEIs). This policy of cultural diffusion has been growing a lot in Brazil, however, it is still below the level expected, if we consider the country’s political and economic weight within the international system. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Relações Internacionais.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37361)
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