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dc.contributor.advisorHickmann, Roseli Inêspt_BR
dc.contributor.authorFlesch, Lúciapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-10T02:05:23Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96299pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por finalidade apresentar a investigação qualitativa realizada, ao longo do segundo semestre de dois mil e treze, junto a uma Escola pública municipal de anos iniciais da Educação Básica, localizada na periferia da cidade de Novo Hamburgo. A pesquisa tinha por objetivo investigar quais discursos circulam no espaço escolar sobre Direitos Humanos nas práticas pedagógicas de professores/as dos anos iniciais da Educação Básica, assim como, se estes discursos apresentam alguma correlação com os discursos que tratam sobre infância(s), a fim de contribuir, a partir do olhar das Ciências Sociais, para com as intervenções pedagógicas. Para realização da investigação foi utilizado como recurso metodológico o estudo de caso etnográfico com o auxílio da observação participante, do questionário e da análise de dados como técnicas de coleta de dados. Os resultados obtidos disseram da fragilidade da presença do tema dos Direitos Humanos na formação docente, nas práticas pedagógicas dos anos iniciais no campo de análise e na relação destes discursos com os discursos que tematizam sobre as infâncias. Ao mesmo tempo, disseram que os discursos sobre DH não estão silenciados. Eles estão sendo vivenciados de forma pontual, podendo ser percebidos, em alguma medida, nas falas das professoras, nos documentos da escola e no planejamento coletivo para o mês da Consciência Negra, que proporcionou momentos de promoção e de reconhecimento da luta por Direitos Humanos. Tais resultados levaram a percepção da necessidade de desenvolver espaços de formação docente, tanto inicial quanto em serviço, que possibilitem a ampliação, articulação e aprofundamento do debate sobre os discursos em circulação sobre DH e direitos da infância. Por fim, tal percepção sinaliza que as Ciências Sociais podem ser vislumbradas como mediadora nesse processo de formação, a fim de contribuir mais efetivamente nas práticas e intervenções pedagógicas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectDireitos da infânciapt_BR
dc.subjectDiscursospt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleOs discursos sobre direitos humanos no espaço escolar : miradas sociológicas sobre as práticas docentes nos anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000917559pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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