Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Rosimeri Aquino dapt_BR
dc.contributor.authorÁvila, Demetrius Riccopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-10T02:05:23Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96298pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, tendo por objetivo expor e problematizar um ponto concernente ao ensino da Sociologia no Ensino Médio, busca justificar a inclusão entre os aportes da disciplina, em âmbito escolar, de ferramentas teóricas engendradas por Sérgio Buarque de Holanda; o intuito de tal inclusão é fornecer aos educandos a capacidade de interpretação crítica de fenômenos sociais, políticos, econômicos – e culturais, lato sensu – presentes à sociedade do país em que vivem. Um enfoque, ao menos, consta desta produção, qual seja, o da aplicação do pensamento do referido autor na tentativa de resposta a questão também ora aventada: por que, de quinhentos e treze anos de história oficial, tivemos menos de cinquenta anos – 1946 a 1964 e 1985 até o presente – de regime democrático, sendo mesmo este notoriamente incompleto? Por fim, a defesa de um propósito democratizante das relações sociais como tarefa magna daqueles que venham a se dedicar ao ensino da Sociologia.pt_BR
dc.description.abstractThe present work, aiming to expose and discuss a point concerning the teaching of Sociology in high school, search warrant inclusion among the contributions of the discipline in the school setting, the theoretical tools engendered by Sérgio Buarque de Holanda; In order for such inclusion is to provide students the ability to critical interpretation of social phenomena, political, economic - and cultural, sensu lato - the present society of the country in which they live. One approach, at least, given this production, namely the application of the thought of that author's attempt to answer the question now also rumored: that, of five hundred and thirteen years of official history, we had less than fifty years - 1946 to 1964 and 1985 to the present - a democratic regime, and even this notoriously incomplete? Finally, the defenses for a democratic purpose of social relationships as magna those who will devote to teaching Sociology task.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleSociologia no ensino médio : Sérgio Buarque de Holanda e suas chaves para o entendimento crítico de cultura e sociedade no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000917557pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples