Estudantes do ensino médio noturno : desafios e expectativas : um estudo sobre relações entre educação e trabalho
dc.contributor.advisor | Pimenta, Melissa de Mattos | pt_BR |
dc.contributor.author | Goulart, Luiz Peter Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-06T02:07:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/96163 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesse trabalho de conclusão de curso, são analisadas as relações entre educação e trabalho no ensino médio. Através da elaboração de um estudo sobre frequência à escola no turno da noite, foi desenvolvida uma abordagem com o objetivo de discutir a dificuldade de conciliação de atividades escolares com jornadas de trabalho por parte dos estudantes desse nível, que tem de conciliar o exercício de atividades remuneradas com educação escolar. Órgãos oficiais têm divulgado estatísticas que mostram aceleração no aumento da escolaridade dos jovens brasileiros. Esse incremento nos níveis de escolaridade tem sido atribuído nas análises oficiais ou nas reportagens publicadas na imprensa sobre o assunto às exigências de maior escolaridade por parte do mercado de trabalho. Porém, é fato notório e há muito discutido que as oportunidades de educação, assim como as de crescimento profissional, não são distribuídas de forma igual na sociedade brasileira. A necessidade de engajamento precoce de jovens das camadas populares em atividades laborais, com prejuízo para a continuidade de sua frequência à escola, criando círculos viciosos na distribuição de oportunidades profissionais conforme a renda das famílias, é um problema há muito debatido. Através do presente estudo, procuramos identificar se essa situação persiste, à medida que têm sido divulgados índices de crescimento da escolaridade do segmento jovem da população brasileira. Sendo assim, a expansão da certificação escolar em boa parte estaria ligada à difusão de relações precárias, tanto de educação quanto de trabalho. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Atividades escolares | pt_BR |
dc.subject | Jornada de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Precarização do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Precarização da educação | pt_BR |
dc.title | Estudantes do ensino médio noturno : desafios e expectativas : um estudo sobre relações entre educação e trabalho | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000917552 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Ciências Sociais (748)