Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBernardi, Mairapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Marelaine de Ávillapt_BR
dc.date.accessioned2014-05-30T02:06:11Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95767pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia apresenta um estudo sobre a possibilidade de qualificação da educação através da participação dos professores em cursos a distância envolvendo aprendizagens em tecnologias. Tem como objetivo compreender como os professores estão se inserindo nos cursos de formação à distância, que saberes estão construindo e se os mesmos qualificam a prática pedagógica contribuindo para a melhoria do ensino. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa, onde os dados foram obtidos através de questionários envolvendo o grupo de professores de uma escola pertencente ao sistema estadual de educação do Rio Grande do Sul, que realizam ou realizaram cursos de formação inicial ou continuada envolvendo as tecnologias. Contribuíram com seus aportes teóricos para a reflexão da pesquisadora: Perrenoud, Moran, Castells, Levy e Zayas. As análises do estudo indicam que os educadores estão buscando a formação continuada, cientes da necessidade da atualização profissional e da qualificação da educação. Porém, as tecnologias ainda não são utilizadas como materiais didáticos, capazes de motivar, socializar e potencializar as diversas linguagens e habilidades sociais e comunicativas. O desafio da educação está em apropriar-se da tecnologia a favor da qualificação do ensino e da aprendizagem, aliando o uso das tecnologias à produção do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph presents a study on the possibility of qualifying education through teacher participation in courses involving distance learning technologies. Aims to understand how teachers are entering the distance education courses that are building knowledge and whether they qualify pedagogical practice contributing to the improvement of teaching. For this was conducted a qualitative study where the data were obtained through questionnaires involving a group of teachers at a school belonging to the state system of education of Rio Grande do Sul, who perform or performed initial training or continuing involving technologies. Contributed their theoretical contributions to the reflection of the researcher: Perrenoud, Moran, Castells, Levy and Zayas. The analyzes of the study indicate that educators are seeking continuing education, recognizing the need for professional development and qualification of education. However, the technologies are not yet used as teaching materials, able to motivate, socialize and potencialize the diverse languages and social and communicative skills. The challenge of education is to appropriate technology for the qualification of teaching and learning, combining the use of technologies for the production of knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectTechnologiesen
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectDistance learningen
dc.subjectTeaching practiceen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.titleAs tecnologias digitais na formação de professores : construção de conhecimentos e cultura digital como elementos de qualificação pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000917033pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples