Do saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de Física
dc.contributor.author | Greca, Ileana María | pt_BR |
dc.contributor.author | Moreira, Marco Antonio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-05-13T02:03:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1415-2150 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/95158 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho propomo-nos retomar a discussão sobre a aprendizagem procedimental e a aprendizagem conceitual, de acordo com a perspectiva da Teoria dos Campos Conceptuais de Vergnaud. Partindo de uma visão integrada de ambas as aprendizagens, argumentaremos a favor de uma postura que considere os problemas tradicionais e os problemas abertos como sendo ambos indispensáveis e complementares para a compreensão de conceitos físicos. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this paper we resume the discussion on procedural learning and concept learning in the light of Vergnaud´s conceptual fields theory. From an integrated perspective of both kinds of learning we argue in favor of an instructional posture that would consider both traditional paper-and-pencil problems and open-ended problems as indispensable and complementary to the understanding of physical concepts. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ensaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 5, n. 1 (mar. 2003), p. 53-68 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Physics problems solving | en |
dc.subject | Teorias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos campos conceituais | pt_BR |
dc.subject | Conceptualisation in physics | en |
dc.subject | Conceprual fields theory | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.title | Do saber fazer ao saber dizer : uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de Física | pt_BR |
dc.title.alternative | From knowing to do to knowing to say : an analysis of the role of problems and of concept learning in the comprehension of physical concepts | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000913935 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39559)Ciências Exatas e da Terra (6036)