Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAquino, Estela Maria Motta Lima Leão dept_BR
dc.contributor.authorAraujo, Maria Jenny Silvapt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Maria da Conceição Chagas dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Patrícia Conceição dapt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Célia Regina dept_BR
dc.contributor.authorCade, Nagela Valadãopt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Marilia Sápt_BR
dc.contributor.authorFigueiredo, Roberta Carvalho dept_BR
dc.contributor.authorFonseca, Maria de Jesus da Conceição Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Luana Giattipt_BR
dc.contributor.authorMenezes, Greice Maria de Souzapt_BR
dc.contributor.authorNunes, Maria Angélicapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Angelita Gomes dept_BR
dc.contributor.authorVasconcellos-Silva, Paulo Robertopt_BR
dc.contributor.authorVigo, Álvaropt_BR
dc.date.accessioned2014-05-09T02:04:25Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0034-8910pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95072pt_BR
dc.description.abstractOBJETIVO: Apresentar as estratégias de comunicação e recrutamento no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) e discutir os resultados alcançados na constituição da coorte. MÉTODOS: As estratégias foram voltadas à divulgação, à institucionalização e ao recrutamento propriamente dito. As ações de comunicação pretenderam promover o fortalecimento de imagem institucional positiva para o estudo, a gestão de conhecimentos e o diálogo eficaz com seu público-alvo. Foi criado web site oficial visando dialogar com diferentes públicos, funcionar como difusor científico e contribuir para a consolidação da imagem do estudo perante a sociedade. RESULTADOS: Foram recrutados 16.435 mulheres e homens, servidores ativos e aposentados de seis instituições públicas de ensino e pesquisa para constituir a coorte de 15.105 participantes. As metas de recrutamento foram plenamente alcançadas nos seis centros, com leve predomínio de mulheres e daqueles mais jovens, e um pouco menos de servidores com menor escolarização. CONCLUSÕES: As estratégias utilizadas se mostraram adequadas e essenciais para o sucesso da captação e participação dos servidores.pt_BR
dc.description.abstractOBJECTIVE: To present the recruitment and communication strategies of the ELSA-Brasil (Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto – Brazilian Longitudinal Study for Adult Health) METHODS: The strategies were directed at dissemination, institutionalization and recruitment. The communication actions intended to promote the strengthening of a positive institutional image for the study, knowledge management and an effective dialogue with its target audience. An offi cial website was created in order to communicate with different audiences, to disseminate scientifi c knowledge, and to contribute to consolidate the image of the study within society. RESULTS: We recruited 16,435 men and women, active employees and retirees of six public institutions of education and research, to constitute the cohort of 15,105 participants. The recruitment goals were fully achieved in the six centers, with a slight predominance of women and of younger adults, and slightly fewer employees with lower level of schooling. CONCLUSIONS: The strategies used were adequate and essential to the successful inclusion and participation of the employees.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de saúde pública = Journal of public health. São Paulo. Vol. 47, supl. 2 (jun. 2013), p. 10-18pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLongitudinal Studiesen
dc.subjectEstatística aplicadapt_BR
dc.subjectCommunication strategiesen
dc.subjectEstatística médicapt_BR
dc.subjectResearch subject recruitmenten
dc.subjectCohort Studiesen
dc.subjectMulticenter Studies as Topic, methodsen
dc.titleRecrutamento de participantes no Estudo Longitudinal de Saúde do Adultopt_BR
dc.title.alternativeParticipants recruitment in ELSA-Brasil (Brazilian Longitudinal Study for Adult Health) en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000904761pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples