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dc.contributor.advisorSantos, André Luiz Marenco dospt_BR
dc.contributor.authorFühr, Lucas Salomon da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2014-05-07T02:04:42Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/94990pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho referencia-se no levantamento bibliográfico acerca do modelo de financiamento de campanhas proporcionais em vigor hoje no Brasil. Busca-se mensurar o peso e o significado do financiamento privado das campanhas como ferramenta indispensável e predominante – , na busca por votos e pelo sucesso eleitoral. Insere-se a análise do sistema eleitoral atual sob uma perspectiva crítica referenciada no entendimento que distingue o processo de busca pelo poder político do processo de busca pelo poder econômico. Em um segundo momento, dá-se o estudo de caso, focado nas eleições de 2010 no Rio Grande do Sul. Para isso, selecionam-se os 10 maiores partidos neste estado e se verifica – através de gráficos e quadros escolhidos para ilustrar os principais elementos analisados – a relação existente entre gastos de campanha e votação final de cada candidatura analisada. Dá-se, então, a classificação ideológica destes partidos analisados, com o intuito de verificar os resultados à luz da variável ideológica. Os elementos quantitativos extraídos desta relação entre gastos e votos são relacionados ao número de candidatos eleitos por partido, perfil de lançamento de candidaturas, custo-voto, candidatos “grandes e pequenos” e outros. Ao final, conclui-se a hipótese inicial de ser o segmento ideológico da Direita o que mais gasta na obtenção de votos, embora constatando não comprovar a hipótese ao verificar que o segmento da Esquerda fora o que mais gastara em todo o pleito. Ademais, verifica-se ainda a existência de um pequeno rol de partidos que apresenta boa distribuição de candidatos quanto ao seu potencial eleitoral, justamente os partidos com forte tradição no estado do Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFinanciamento de campanhapt_BR
dc.subjectPartidos políticospt_BR
dc.subjectSistema eleitoralpt_BR
dc.subjectVotopt_BR
dc.subjectEleiçõespt_BR
dc.subjectCandidato políticopt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.titleO financiamento das campanhas para deputado federal : um estudo sobre as eleições de 2010 no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000915259pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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