O ensino de física quântica na perspectiva sociocultural : uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
Fecha
2009Otro título
Researching quantum physics teaching in the sociocultural framework : a debate analysis among pre-service teachers mediated by a virtual Mach-Zehnder interferometer
Materia
Resumo
O presente trabalho apresenta uma análise das interações discursivas de nove estudantes do curso de licenciatura em física em uma atividade didática mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. O objetivo desse estudo é analisar as tensões nos enunciados dos alunos à luz do referencial sociocultural e avaliar em que medida os significados em física quântica são criados e desenvolvidos em sala de aula por meio do uso da linguagem e de instrumentos semióticos. Os resultados de nossa aná ...
O presente trabalho apresenta uma análise das interações discursivas de nove estudantes do curso de licenciatura em física em uma atividade didática mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. O objetivo desse estudo é analisar as tensões nos enunciados dos alunos à luz do referencial sociocultural e avaliar em que medida os significados em física quântica são criados e desenvolvidos em sala de aula por meio do uso da linguagem e de instrumentos semióticos. Os resultados de nossa análise mostram que: (a) em atividades colaborativas com outros colegas, um dos alunos sempre assume a função do parceiro mais capaz; (b) as ações explicativas dos parceiros mais capazes geralmente contêm traços de fala egocêntrica; (c) alguns debates entre os alunos são marcados por um processo análogo ao fenômeno da cognição socialmente distribuída; (d) alguns enunciados constituem gêneros do discurso de situações típicas de instrução de física quântica; (e) as ações mediadas pelo uso do interferômetro virtual atuaram, na maior parte das vezes, na zona de desenvolvimento proximal, viabilizando a construção e a negociação de novos significados. ...
Abstract
This work presents a discursive analisys of interactions among nine students of Physics education course in a didactic activity mediated by a virtual Mach-Zehnder interferometer. The focuses of this research are directed to the analysis of tensions on the students’ utterances in the light of sociocultural framework and evaluate the extent of quantum physics meanings creation and development in classroom context, through the use of language and semiotical tools. The main results of our analysis ...
This work presents a discursive analisys of interactions among nine students of Physics education course in a didactic activity mediated by a virtual Mach-Zehnder interferometer. The focuses of this research are directed to the analysis of tensions on the students’ utterances in the light of sociocultural framework and evaluate the extent of quantum physics meanings creation and development in classroom context, through the use of language and semiotical tools. The main results of our analysis shows that: (a) in collaborative activities with other students, one of them always assumes the role of most capable partner; (b) the explicative actions of the most capable partner generally contains signals of egocentric speech; (c) some debates among students are characterized by a process analogous to the socially distributed cognition phenomena; (d) some utterances constitute speech genres on typical instruction situations in quantum physics; (e) the actions mediated by the virtual interferometer had acted, in most cases, on the zone of proximal development, making possible the construction and the negotiation of new meanings. ...
En
Revista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 8, no. 2 (2009), p. 376-398
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