Comunicação digital em museus: diálogos virtuais entre o Museu Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS e o seu público
View/ Open
Date
2013Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem como objetivo principal analisar as ferramentas de comunicação digital utilizadas pelo Museu Julio de Castilhos e como ocorre o diálogo do Museu com seu público. Os procedimentos metodológicos se relacionam a uma abordagem quanti-qualitativa, sob a forma de um estudo de caso, que incluiu a análise documental dos espaços de comunicação digital da Instituição. A sua fundamentação teórica baseou-se na perspectiva da cibercultura de Pierre Levy e André Lemos, para analisar o conce ...
Este trabalho tem como objetivo principal analisar as ferramentas de comunicação digital utilizadas pelo Museu Julio de Castilhos e como ocorre o diálogo do Museu com seu público. Os procedimentos metodológicos se relacionam a uma abordagem quanti-qualitativa, sob a forma de um estudo de caso, que incluiu a análise documental dos espaços de comunicação digital da Instituição. A sua fundamentação teórica baseou-se na perspectiva da cibercultura de Pierre Levy e André Lemos, para analisar o conceito de ciberespaço e seus desdobramentos na Web 2.0, aos quais foram agregados outros autores para sustentar a relação entre o campo da Museologia com a Ciência da Informação. Inclui histórico da criação e evolução da Internet até os dias atuais, delineando as diversas formas de comunicação que ocorre na Web e vantagens de seu uso para os museus. Analisa a necessidade do uso das ferramentas digitais de comunicação que possibilitem uma maior interatividade para os espaços culturais e principalmente os museus. Discute o papel fundamental dos museus como meios de comunicação na era da informação, tendo em vista sua origem de criação até os modelos nos dias atuais. Interpreta os dados referentes às informações do sitio eletrônico, através da verificação dos dados de acesso e atualizações da página, do correio eletrônico, da análise das mensagens de usuários, e do perfil na rede social Facebook no que tange à interatividade dos usuários. Conclui que as ferramentas digitais da Web 2.0 são essenciais para a comunicação de um museu, e que se bem utilizadas, podem alcançar potenciais visitantes em uma maior escala. ...
Abstract
This work aims to analyze the digital communication tools used by Julio de Castilhos Museum and the Museum as the dialogue with your audience is. The methodological procedures relate to a quantitative and qualitative approach in the form of a case study, which included documentary analysis of digital communication spaces of the institution. Its theoretical foundation was based on the perspective of cyberculture Pierre Levy and André Lemos, to analyze the concept of cyberspace and its developmen ...
This work aims to analyze the digital communication tools used by Julio de Castilhos Museum and the Museum as the dialogue with your audience is. The methodological procedures relate to a quantitative and qualitative approach in the form of a case study, which included documentary analysis of digital communication spaces of the institution. Its theoretical foundation was based on the perspective of cyberculture Pierre Levy and André Lemos, to analyze the concept of cyberspace and its developments in Web 2.0, to which others have been aggregated to support the relationship between the field of museology with Science information. Includes history of the creation and evolution of the Internet until today, outlining the various forms of communication that occurs on the Web and the advantages of its use in museums. Analyzes the necessity of the use of digital communication tools that enable greater interactivity to the cultural centers and museums mainly. Discusses the basic role of museums as media in the information age, in view of its origin creation to the models today. Interprets data related to the electronic site information by checking the access data and updates the page, electronic mail, analyzing the messages most significant users, and the profile on the social network Facebook regarding the interactivity of users . Concludes that digital Web 2.0 tools are essential for communication of a museum, and that if used properly, can reach potential visitors on a larger scale. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License