Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Lívio Luiz Soares dept_BR
dc.contributor.authorCortes, Renan Xavierpt_BR
dc.contributor.authorBalbinotto Neto, Giacomopt_BR
dc.date.accessioned2014-04-18T01:52:58Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn0101-4161pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/94554pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é expor, com base na literatura de Economia da Religião, a premissa de racionalidade humana relacionada ao comportamento religioso. Serão abordados conceitos e definições da Economia da Religião, o objeto de interesse dessa disciplina, isto é, as questões com as quais se preocupa, além de discutir-se, sucintamente, a origem e a evolução da Economia da Religião. Discutem-se dois dos fundamentos teóricos da Economia da Religião: a Escolha Racional e a Teoria do Consumidor aplicada à religião. Como contribuição empírica, realizou-se um teste de um modelo de escolha religiosa empregando a técnica de Análise de Discriminante. Por último, serão discutidas as vantagens, objeções e críticas relativas à Teoria da Escolha Racional Religiosa.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aim, based on the literature of Economics of Religion, to the premise of human rationality related to religious behavior. Are discussed concepts and definitions of the Economics of Religion, the object of interest in this discipline, ie, the most important issues, and discuss briefly the origin and evolution of discipline. Rational Choice and Consumer Theory applied to the Religion, two of the theoretical fundamentals of Economics of Religion are discussed. As an empirical contribution, we carried out a test of a model of religious choice employing the technique of Discriminant Analysis. Finally, we discuss the advantages, objections and criticisms regarding the Rational Choice Theory of Religion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos econômicos. São Paulo. Vol. 41, n. 4 (out./dez. 2011), p. [811]-840pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjecteconomics of religionen
dc.subjectTeoria econômicapt_BR
dc.subjectrational choiceen
dc.subjectEconomia institucionalpt_BR
dc.subjectModelo econômicopt_BR
dc.subjectreligionen
dc.subjectTeoria do consumidorpt_BR
dc.titleA economia da religião e seus fundamentos : teste de um modelo de escolha religiosapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000820671pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples