O samba de Getúlio : a malandragem de Wilson Baptista e o projeto nacionalista do Estado Novo
Fecha
2013Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Este trabalho analisa algumas músicas do compositor Wilson Baptista no contexto da Revolução de 1930 até o fim do Estado Novo. Nesse período existiu uma intensa propaganda ideológica do Estado tomada por assuntos relacionados à identidade nacional e afirmações de características brasileiras de cunho nacionalista. O governo de Getúlio Vargas realizou uma virada na história política, econômica e social do país, tendo como uma das inúmeras estratégias, a remodelação do gênero samba. Nesse contexto ...
Este trabalho analisa algumas músicas do compositor Wilson Baptista no contexto da Revolução de 1930 até o fim do Estado Novo. Nesse período existiu uma intensa propaganda ideológica do Estado tomada por assuntos relacionados à identidade nacional e afirmações de características brasileiras de cunho nacionalista. O governo de Getúlio Vargas realizou uma virada na história política, econômica e social do país, tendo como uma das inúmeras estratégias, a remodelação do gênero samba. Nesse contexto, Wilson Baptista produziu tanto composições que exaltavam a malandragem como estilo de vida, bem como músicas que valorizavam o trabalhador urbano , portanto estavam alinhadas com a ideologia do Estado. Para compreendermos essa relação entre Estado e sambista, foram utilizados conceitos que elucidam questões relativas à formação de identidades nacionais e ao próprio conceito de Nação. ...
Abstract
This paper examines some of the music composer Wilson Baptista in the context of the Revolution of 1930 until the end of the Estado Novo . During this period there was an intense ideological state propaganda outlet for matters related to national identity and statements of Brazilian nationalist character features . The government of Getulio Vargas made a turn in political, economic and social history of the country , having as one of many strategies , the redevelopment of the samba . In this co ...
This paper examines some of the music composer Wilson Baptista in the context of the Revolution of 1930 until the end of the Estado Novo . During this period there was an intense ideological state propaganda outlet for matters related to national identity and statements of Brazilian nationalist character features . The government of Getulio Vargas made a turn in political, economic and social history of the country , having as one of many strategies , the redevelopment of the samba . In this context , Wilson Baptista produced both compositions extolling trickery as lifestyle , as well as songs that valued the urban workers, and were aligned with the ideology of the state. To understand this relationship between state and samba , concepts that clarify issues relating to the formation of national identities and the very concept of nation were used. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37679)Tesinas Historia (791)
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