Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorPinto, Celi Regina Jardimpt_BR
dc.contributor.authorAbreu, Fernando Kruel dept_BR
dc.date.accessioned2014-04-02T01:54:30Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/90176pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo trabalha com a eleição presidencial brasileira de 1989. O foco da investigação se centra na campanha eleitoral do candidato Fernando Collor de Mello no segundo turno de tal eleição, quando o oponente foi o candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Para viabilizar a análise contamos com o instrumental teórico-metodológico da Análise de Discurso Político. Com isso, pretendemos potencializar a compreensão no que tange às organizações discursivas mobilizadas pela campanha Collor em duas fontes audiovisuais: o horário gratuito de propaganda eleitoral e o último debate televisivo. Buscamos entender como as manifestações discursivas da campanha Collor articularam em seu bojo os processos históricos presentes na década de 1980: a ascensão do neoliberalismo, a crise do socialismo real e a crise do Estado brasileiro. Argumentamos que estes processos agiram como condições de emergência para um discurso político inscrito num espaço de disputa eleitoral. Lançamos como hipótese o argumento que a moldagem do discurso se deu de uma forma específica porque o adversário de Collor era Lula. Se o embate de segundo turno se desse contra outros adversários do primeiro turno, alguns destes processos seriam descartados ou redimensionados de outra maneira enquanto discurso político de disputa eleitoral. A contenda no segundo turno, contra um adversário declaradamente de esquerda, moldou um discurso político, em alguns pontos, diferente do engendrado no primeiro turno.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDiscurso políticopt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectEleições : Brasilpt_BR
dc.subjectCollor, Fernando, 1949-pt_BR
dc.titleA campanha Collor chega ao segundo turno : estratégias discursivas para uma eleição presidencial no contexto histórico da década de 1980pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000914379pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem