Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.contributor.authorSilva, Yara Patricia dapt_BR
dc.date.accessioned2014-04-01T01:52:04Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/90063pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos a Comissão de Graduação de Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul vem abrindo um número significativo de vagas para Ingresso Extravestibular na modalidade Ingresso de Diplomado para o curso de Licenciatura em Química – Noturna. Estas vagas são normalmente bastante procuradas e muitos desses ingressantes são egressos de cursos de Química ou de áreas afim e vários são diplomados na própria UFRGS. Este trabalho de pesquisa visa buscar quais os principais motivos que levaram alunos, já graduados, a buscar uma formação para docência em Química. A pesquisa foi realizada em três fases, onde a primeira fase consistiu em uma busca nos registros da Comgrad-QUI para obtenção do número de alunos que ingressaram na Licenciatura em Química pela modalidade de Ingresso de Diplomado nas últimas quatro seleções (20011/2, 2012/1, 2012/2 e 2013/1), a segunda fase foi a aplicação de um questionário para obter informações a respeito dos principais motivos que os levaram a retornar para fazer Licenciatura em Química e a terceira etapa do trabalho consistiu na análise dos dados. Neste trabalho fica clara a elevada procura de diplomados pelo curso de Licenciatura em Química da UFRGS. O principal motivo da procura por ingresso no curso é para ampliar a sua atuação profissional. Alguns alunos, ao entrarem em contato com as disciplinas pedagógicas, se sentem deslumbrados e as reconhecem como uma ferramenta na construção de sua identidade docente. Já outros, não a maioria, não conseguem assimilar facilmente as disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Química. Provavelmente alguns desses não possuem afinidade com a docência e outros não estão preocupados com isso, pois não consideram as disciplinas pedagógicas importantes. Este trabalho traz um feedback dos alunos que entraram no curso de Licenciatura em Química por Ingresso de Diplomado nos últimos quatro semestres, com o intuito de contribuir para que a Comissão de Graduação do Instituto de Química da UFRGS possa melhorar cada vez mais o currículo do curso.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de química : Magistériopt_BR
dc.titleIngresso de diplomado no curso de licenciatura em química : voltar por quê?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000914004pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem