Biblioteca Setorial de Educação da UFRGS: estudo de caso sobre o serviço de referência
Fecha
2013Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O presente estudo exploratório, de abordagem qualitativa, de método descritivo e interpretativo, caracteriza-se como um estudo de caso da Biblioteca Setorial de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), que busca analisar as necessidades informacionais dos alunos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade, assim como verificar se as mesmas são atendidas. Contempla um referencial teórico da área a fim de embasar sua metodologia baseada nas fe ...
O presente estudo exploratório, de abordagem qualitativa, de método descritivo e interpretativo, caracteriza-se como um estudo de caso da Biblioteca Setorial de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), que busca analisar as necessidades informacionais dos alunos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade, assim como verificar se as mesmas são atendidas. Contempla um referencial teórico da área a fim de embasar sua metodologia baseada nas ferramentas de coleta de dados, de observação e entrevista semiestruturada. Analisa as ferramentas e mecanismos de busca utilizados pelos usuários, a autonomia diante do acervo, assim como a qualidade do Serviço de Referência oferecido na Biblioteca. Conclui que os usuários em sua maioria utilizam-se do acervo para fins acadêmicos, que permanecem conservadores ao preferir o Serviço de Referência Presencial ao invés do Virtual, e que é satisfatório o auxílio oferecido pelos servidores da Biblioteca Setorial. ...
Resumen
El presente estudio exploratorio, de enfoque qualitativo, de método descriptivo y interpretativo, que se caracteriza como un estudio de caso de la Biblioteca Setorial de Educação da Faculdade de Educação de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul (BibEdu/UFRGS), que busca analizar las necesidades de informacion de los estudiantes de pregrado e postgrado de la Universidad, así como verificar se estas son atendidas. Incluye uma área teórica com el fin de apoyar su metodologia basada em herra ...
El presente estudio exploratorio, de enfoque qualitativo, de método descriptivo y interpretativo, que se caracteriza como un estudio de caso de la Biblioteca Setorial de Educação da Faculdade de Educação de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul (BibEdu/UFRGS), que busca analizar las necesidades de informacion de los estudiantes de pregrado e postgrado de la Universidad, así como verificar se estas son atendidas. Incluye uma área teórica com el fin de apoyar su metodologia basada em herramientas de recogida de datos, de las entrevistas semiestructuradas y observación. Analiza las hierramientas y motores de búsqueda utilizados por los usuários, la autonomia en el acervo, así como la calidad del Servicio de Referencia que se oferece em la Biblioteca. Concluye que los usuarios en su mayoría utilizan el acervo para fines académicos, continuando conservadores al preferir el Servicio de Referencia Presencial en lugar de lo Virtual, y que és satisfactoria la assistência oferecida por las personas de la BibEdu/UFRGS. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36987)Tesinas Biblioteconomía (811)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License