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dc.contributor.advisorRuppenthal, Carla Simonept_BR
dc.contributor.authorSoltys, Guilhermept_BR
dc.date.accessioned2014-02-27T01:51:13Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87851pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem por finalidade verificar os determinantes da satisfação de clientes de serviços de uma companhia aérea. Para tal, se aplica a Abordagem Robusta para a Satisfação de Clientes de Serviços proposto por Tinoco (2011). A companhia aérea estudada possui como foco central a satisfação de seus clientes, mas, contraditoriamente, possui elevado número de reclamações de seus passageiros junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Os determinantes da satisfação verificados junto aos clientes foram: desconfirmação de expectativas, qualidade percebida, expectativas, valor do serviço, emoções vivenciadas, preço percebido, imagem corporativa, desejos pessoais e satisfação do cliente. Como resultado, foram identificadas coincidências e divergências nas relações causais dos determinantes em relação ao modelo encontrado por Tinoco (2011). Dentre as semelhanças identificadas se destacam a dependência da variável desconfirmação de expectativas apenas com os determinantes satisfação, qualidade percebida e expectativas, além de grande influência da qualidade nos demais determinantes, influenciando principalmente imagem corporativa, emoções vivenciadas, valor do serviço e desconfirmação de expectativas. Dentre as divergências, destacam-se a fraca influência do determinante desconfirmação de expectativas nos demais determinantes e também notáveis diferenças nas variáveis que influenciam diretamente a satisfação.pt_BR
dc.description.abstractThis study has purpose to verify the determinants of customer satisfaction of services in an airline company. For this, the Robust Approach for Customer Satisfaction of Services purposed by Tinoco (2011) is applied. The airline company studied enhances the satisfaction of its clients, but, contradictorily, it has elevated number of complaints of its passengers at the National Civil Aviation Agency (ANAC). The determinants of satisfaction verified with its clients are: expectancy disconfirmation, perceived quality, expectations, service value, emotions, perceived price, corporative image, personal desires and customer satisfaction. As a result, coincidences and divergences in relations among the determinants were identified, in comparison with the model found by Tinoco (2011). Amongst the similarities identified, the most notable are the dependency of the variable expectancy disconfirmation only with the determinants satisfaction, perceived quality, and expectations, beyond great influence of quality on the other determinants, mainly corporative image, emotions, service value and expectancy disconfirmation. As divergences, the mains ones are the low influence of the determinant expectancy disconfirmation on the other ones and notable differences on the variables that directly influence satisfaction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectCustomer satisfactionen
dc.subjectRobust approach for customer satisfaction of servicesen
dc.subjectARSCen
dc.subjectAirline companyen
dc.titleSatisfação de clientes em uma companhia aérea através de uma abordagem robustapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911927pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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