Relato de experiência PIBID dança : relato de experiência na Escola Estadual Presidente Roosevelt no terceiro ano do ensino fundamental
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho consiste em um relato de experiência no Projeto PIBID Dança (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência MEC/CAPES) realizado na Escola Estadual de Ensino Básico Presidente Roosevelt, o qual foi apresentado como trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O principal objetivo deste estudo é destacar o processo de inserção da arte da dança no ensino básico, sendo que, de acordo com a Lei nº 9.394/96 a Arte é ...
O presente trabalho consiste em um relato de experiência no Projeto PIBID Dança (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência MEC/CAPES) realizado na Escola Estadual de Ensino Básico Presidente Roosevelt, o qual foi apresentado como trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O principal objetivo deste estudo é destacar o processo de inserção da arte da dança no ensino básico, sendo que, de acordo com a Lei nº 9.394/96 a Arte é considerada obrigatória na Educação Básica: O ensino da Arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica. Para tanto, buscou-se refletir sobre os processos metodológicos trabalhados, a prática da dança no contexto escolar e suas relações com a formação oportunizada no Curso de Licenciatura em Dança UFRGS; e o impacto do trabalho realizado na comunidade escolar, bem como a formação dos licenciandos bolsistas do PIBID Dança UFRGS, questões estas que são fundamentais para este estudo. Importante ressaltar que este relato de experiência se pautará por diferentes tipos de informações como registros nos planejamentos, planos de ensino, anotações realizadas após cada aula, registros em fotografia e vídeos, além de depoimentos de alunos, professores e pais. Outros pontos interessantes de serem evidenciados no presente relato são o histórico do PIDIB-DANÇA, a experiência de se trabalhar com as danças populares no contexto escolar, culminando com a montagem de um espetáculo. ...
Abstract
This paper reports an experience in Project PIBID Dance (Institutional Program Initiation to Teaching grant) held at the State School of Basic Education President Roosevelt. Highlighting this experience in formal school education, with the aim that the insertion of the art of dance in education. According to Law No. 9.394/96 Art is considered mandatory in Basic Education: Teaching the Art curriculum component will be required at all levels of education. This arises the need to train teachers of ...
This paper reports an experience in Project PIBID Dance (Institutional Program Initiation to Teaching grant) held at the State School of Basic Education President Roosevelt. Highlighting this experience in formal school education, with the aim that the insertion of the art of dance in education. According to Law No. 9.394/96 Art is considered mandatory in Basic Education: Teaching the Art curriculum component will be required at all levels of education. This arises the need to train teachers of dance. This study consists of an experience report for work Completion of the Undergraduate Program in Dance from the Federal University of Rio Grande do Sul Dance aims to be a multidisciplinary activity , introducing and integrating the individual into the culture and artistic body movement thus, professionals trained in college Dance will be exploited in order to conceive the human being in all its dimensions : cognitive - body - affective - ethics - aesthetic relation intra and interpersonal and social inclusion , with the aim of transforming these children . So thinking that the action of PIBID Dance comes to foster and encourage this higher education degree in professional dance and still allow a profound transformation, further expanding the playing field, through that experience, taking the choice of degree by the end graduation. This whole project was only possible after the creation of Bachelor of Dance UFRGS, their goals, were held from this exchange between institutions and educators aware of this transformation qualification course. This whole experience was essential to build the action and know that must be worked steadily in the classroom. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Dança: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Dança (148)
Este item está licenciado na Creative Commons License